Nossa Cidade
Prefeitura de Campinas participa de grupo nacional para desenvolver IA de políticas públicas
Campinas está participando de um projeto para desenvolver uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que colabore com as Prefeituras no desenvolvimento de políticas públicas que possam nortear o planejamento das cidades. A ferramenta está sendo chamada de ChatPP e buscará as informações de um repositório de documentos produzidos por outras prefeituras, textos acadêmicos e produções técnicas da área. A Secretaria Municipal de Finanças está coordenando o projeto na Prefeitura e as pastas da Saúde, da Educação e do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade apresentaram descrições de políticas públicas que serão incluídas na plataforma no contexto de um projeto-piloto que tem como objetivo ajudar no desenvolvimento da ferramenta.
Nesta semana, em reunião no Plenarinho do Paço Municipal, as secretarias apresentaram cinco ações de políticas públicas desenvolvidas em Campinas já descritas de acordo com o modelo do ChatPP. No início deste ano, uma oficina realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresentou aos servidores a proposta do projeto e o modelo que serviu de base para organizar as informações.
Ao contrário do que ocorre com ferramentas de IA que buscam em arquivos da Internet dados e informações para gerar respostas, o ChatPP buscará em um repositório próprio de informações, descrições e experiências de políticas públicas já desenvolvidas e em aplicação. “A ideia é que a ferramenta de Inteligência Artificial ChatPP esteja disponível para todas as Prefeituras do país para ajudar a desenvolverem políticas públicas baseadas em experiências já implementadas nos municípios”, explica o assessor de gabinete da Secretaria Municipal de Finanças Gabriel Vieira Mandarino.
Na reunião de trabalho realizada no dia 15 de abril, servidores de Campinas apresentaram cinco experiências de políticas públicas que serão encaminhadas pela cidade como contribuição para o ChatPP. Na Secretaria de Saúde, foram descritos os programas de “Oxigenoterapia” e o de “Combate ao Tabagismo”; e na Secretaria de Educação foram escolhidos inicialmente “Memória e Identidade: promoção da igualdade na diversidade na rede municipal de ensino de Campinas (MIPID)” e o “Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (Pesco)”. Já a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade apresentou o “Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA)”.