Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Campinas vai capacitar líderes comunitários para enfrentamento de extremos climáticos

A Prefeitura de Campinas vai promover capacitação de líderes comunitários para enfrentamento de extremos climáticos nas cinco regiões da cidade. A rodada de treinamentos ocorre nos meses de março e abril aos sábados, no período da manhã. A iniciativa será promovida pela Defesa Civil de Campinas em parceria com o Orçamento Cidadão e apoio de parceiros como a Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros. 
 
Além dos conselheiros do Orçamento Cidadão nas regiões, vão ser capacitados líderes de associações de bairro e núcleos residenciais e lideranças religiosas. A primeira será na região Sul, abrangendo áreas das administrações regionais 8, 9 e 10. Por lá estão bairros como o Jadim do Trevo, Parque Jambeiro, Parque Prado, Jardim Monte Líbano, Jardim Amazonas, Ponte Preta, Vila Ipê, Jardim Paranapanema e Jardim Itayu. 
 
A capacitação abordará o monitoramento de riscos, alertas e ferramentas do site Campinas Resiliente. Os participantes aprenderão sobre como se autoproteger em relação às chuvas fortes e suas consequências. Para isso, uma das orientações será como se cadastrar para receber os alertas por SMS com informações de risco e orientações de autoproteção. Conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Campinas tem 130.117 cadastros na plataforma, o que equivale a 11,4% da população da cidade. 
 
Haverá também abordagem sobre a dengue, incluindo transmissão e maneiras de prevenção. Será mais uma forma de conscientizar a população sobre a importância de se esforçar conjuntamente na guerra contra a dengue. 
 
Segundo o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, é preciso sensibilizar a população de que a proteção compensa. "Existem medidas que podem ser tomadas pelo próprio cidadão e que podem salvar vidas. É importante que a população compreenda, por exemplo, que não se deve atravessar áreas alagadas a pé ou mesmo de carro. Há placas em locais sujeitos a alagamento e é preciso seguir as orientações para evitar acidentes", afirmou.
 
Para o diretor do Orçamento Cidadão de Campinas, Arlindo Dutra, a capacitação vai ao encontro da necessidade de formar multiplicadores que possam compartilhar e conscientizar mais pessoas sobre como se proteger em situações de emergência. "É uma forma das pessoas exercerem sua cidadania e sejam protagonistas da solução", ressaltou. "É muito importante o engajamento da população para defender as políticas públicas. A comunidade é corresponsável pela construção de uma cidade melhor", completou. 
 
A capacitação também integra as ações da Operação Chuvas de Verão 2023-2024. Para conhecer o último balanço da Operação acesse o link: Prefeitura instala 40 painéis digitais para alerta em caso de alagamento.
 
 
Orçamento Cidadão
 
A proposta de capacitação foi apresentada aos conselheiros do Orçamento Cidadão (OC) e aprovada por eles em reunião realizada no Salão Vermelho do Paço em 30 de janeiro. O Conselho é um órgão de participação direta da população, tendo por finalidade propor e acompanhar a execução das demandas propostas ao OC. Há 112 representantes de todas as regiões e segmentos sociais com mandato de 2 anos. O atual vai de 2024 a 2025. O OC foi criado pela Lei 15.238/2016 e está vinculado à Secretaria de Relações Institucionais.
 
De acordo com a conselheira da Administração Regional 5 (AR 5), Maria de Lourdes Cândido dos Santos, a Bete, a proposta é muito boa e deve ser levada principalmente às regiões que já sofrem com enchentes e alagamentos. "Cabe a nós termos essa missão de melhorar o cuidado com o meio ambiente ou as consequências virão. E se conseguirmos monitorar nós mesmos (com os alertas) também é bom porque dá mais liberdade para a gente mesmo se proteger", disse. 
 
 
Campinas Resiliente
 
Um dos pontos que será abordado na capacitação é como utilizar o Campinas Resiliente, hotsite da Defesa Civil que reúne todos os alertas, informações sobre o clima e ferramentas de monitoramento ao alcance da população. Saiba mais aqui: Defesa Civil apresenta novo hotsite Campinas Resiliente com mais facilidades
 
 
Alertas
 
Nas capacitações, a Defesa Civil alerta a população sobre a importância de ligar para o telefone 199 se sua casa for afetada pelas chuvas. Assim, os técnicos podem avaliar se há algum risco para os habitantes e acionar os plantonistas das Secretarias de Habitação, Assistência Social, Serviços Públicos conforme o caso. Em caso de quedas de árvores ou galhos sobre a via pública ou imóveis também é importante acionar o  199. Se for emergência, o telefone é o 193 do Corpo de Bombeiros. Para solicitações de podas e extrações  de árvores o contato é pelo 156. 
 
As equipes da Defesa Civil também orientam a população a se cadastrar para receber os alertas por SMS com informações de risco e orientações de autoproteção. Basta enviar uma mensagem com o CEP do local para o número 40199.
Sair da versão mobile