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Indaiatuba

Prefeitura de Indaiatuba inicia distribuição de carnês de IPTU 2021

A Prefeitura de Indaiatuba informa que já iniciou a distribuição dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2021 por email para cerca de sete mil pessoas que optaram pelo formato eletrônico. Para aqueles que não fizeram essa opção, a distribuição dos carnês pelos Correios será realizada no período entre os dias 03 e 28 de fevereiro. Neste ano foram emitidos 124.827 carnês, sendo 99.824 predial e 25.003 territorial, somando o montante de aproximadamente R$ 170.000.000,00.

De acordo com a Secretaria da Fazenda o IPTU 2021 não sofreu nenhum reajuste. Os valores somente foram corrigidos de acordo com a Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), utilizada pela Administração Municipal para atualizar os valores do lançamento. Em 2021 a Ufesp foi fixada pelo governo paulista em R$ 29,09. O pagamento em cota única terá o vencimento em 15 de março de 2021 e as parcelas vencerão de entre 15 e 21 de cada mês, iniciando-se em março.

Até a data do vencimento, as parcelas poderão ser pagas nas agências da Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Banco Postal ou nos meios eletrônicos, como caixa eletrônico e internet banking dos Bancos: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú e Santander. Os contribuintes que não receberem os carnês ou que tiverem interesse em antecipar o pagamento, devem acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/tributos/ . Após o vencimento o mesmo link pode ser acessado para atualizar a data de pagamento com os acréscimos legais, evitando o deslocamento até a Prefeitura.

APOSENTADOS E PENSIONISTAS

Os aposentados e pensionistas que tiveram desconto de 20% ou 50% no exercício de

2020 continuarão com o desconto, conforme o Decreto nº 14.090/2020, com as aplicações

técnicas da Secretaria da Fazenda. Tem direito ao desconto de 50% no valor do IPTU o aposentado ou pensionista que possui apenas um imóvel e resida nele e cuja soma dos rendimentos (aposentado e cônjuge) seja de até três salários mínimos. Já para a obtenção do desconto de 20% o contribuinte deve possuir até dois imóveis, desde que o imóvel objeto do pedido seja a residência do requerente e a soma dos rendimentos (aposentado e cônjuge) seja de até cinco salários mínimos.

O requerimento do desconto no IPTU em formato eletrônico para aposentados e pensionistas está disponível através do link: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/rendas-imobiliarias/requerimento-reducao-aposentado/ . A solicitação também pode ser feita presencialmente na Secretaria da Fazenda, no Paço Municipal.

DÍVIDA ATIVA

O IPTU 2020 já se encontra inscrito em Dívida Ativa. No total 24.964 contribuintes não quitaram o pagamento do imposto referente ao ano passado, o que representa 14,72% de inadimplência. somando o total de R$ 23.058.977,15 em débito com a Administração Municipal.

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