Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura discute atração de investimentos internacionais no estado de São Paulo

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação promoveu na manhã desta terça-feira, 30 de maio, encontro com empresários de Campinas e região para discutir atração de investimentos internacionais no estado de São Paulo. O evento realizado no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) reuniu cerca de 130 pessoas.

Na abertura do encontro, o prefeito Dário Saadi falou da necessidade de resolver a questão da concessão do aeroporto de Viracopos para ampliar a exportação. “É preciso resolver o impasse relacionado à relicitação ou manutenção do contrato com a atual concessionária, estamos cobrando essa resolução. Sabemos que é uma situação complexa, mas é preciso resolver isso para que o aeroporto possa investir na estrutura e, a médio e longo prazo, aumentar a capacidade de exportação”, colocou.

O prefeito também falou dos projetos que estão sendo desenvolvidos no município para tornar a cidade mais competitiva. Saadi citou a lei de incentivos fiscais para empresas, a criação do Polo de Desenvolvimento Sustentável e a requalificação do pátio ferroviário. “Avançamos muito e temos nos esforçado para que Campinas tenha um ambiente de negócios cada vez melhor”, afirmou.

Na ocasião, o secretário de Negócios Internacionais do estado de São Paulo, Lucas Ferraz, apresentou os caminhos para atrair capital estrangeiro para o estado nos próximos anos, tendo em vista o aumento do nível de inserção internacional da região. “No âmbito da Secretaria Estadual de Negócios Internacionais vamos trabalhar para aumentar ainda mais a inserção internacional dessa região e Campinas tem uma vantagem comparativa muito interessante em relação ao restante do estado dada a qualificação da mão de obra, a existência de universidades de primeira linha e centros de pesquisas”, ressaltou.

Também sobre o evento, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, ressaltou os números impressionantes de Campinas. “São motivos mais que suficientes para trazer novos negócios, especialmente em âmbito internacional. Estamos confiantes em uma transformação na cidade”, disse.

O auditor-fiscal da Receita Federal e delegado da Alfândega do Aeroporto Internacional de Viracopos, Camilo Cremonez, mostrou os números de importação e exportação em Viracopos e destacou, “Viracopos é importante não só para a região de Campinas, como para o estado de São Paulo e para o País. Das cinco maiores unidades aduaneiras do país, as quatro maiores estão no estado de São Paulo, sendo que Viracopos é o maior no modal aéreo”.

Também estiveram presentes no encontro o secretário de Finanças, Aurílio Caiado, o vereador Igor Diego e o diretor do IAC, Marcos Landell.

O evento teve apoio da Libraport, Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindasp), aeroporto Viracopos, Centro das Insdustrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Campinas, Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), Confra business e IAC.

Sair da versão mobile