Nossa Cidade
Prefeitura divulga resultado da avaliação psicológica para porte de armas do concurso da GM
A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 23 de novembro, o resultado da avaliação psicológica para porte de armas do concurso da Guarda Municipal. A publicação está disponível no www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/ e nos sites da Vunesp (www.vunesp.com.br) e do Concursos e Empregos (https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/gestao-e-desenvolvimento-de-pessoas/pagina/concursos-e-empregos)
Os candidatos que foram considerados inaptos podem solicitar a realização de uma entrevista devolutiva para ter conhecimento das razões de sua inaptidão. A solicitação deve ser feita para a Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública e protocolada no Protocolo Geral da Prefeitura (av. Anchieta, 200) nesta sexta-feira, 24. É preciso apresentar um documento original com foto ou, no caso de representante, uma procuração específica para este fim.
A coordenadora de Concursos, Recrutamento e Seleção, Juliana Miorin, explica que, na solicitação, o candidato deve colocar o nome completo, o número do documento de identidade, endereço, e-mail e telefone de contato, além da assinatura. A convocação para a entrevista devolutiva está prevista para ser publicada no Diário Oficial do dia 28 de novembro e a entrevista será no dia 30.
A entrevista devolutiva será exclusivamente de caráter informativo para esclarecimento do motivo da inaptidão, não sendo, em hipótese alguma, considerada como recurso ou nova oportunidade de realização do teste. O candidato que discordar do resultado da Avaliação Psicológica poderá interpor recurso, após a entrevista devolutiva, nos dias 1 e 4 de dezembro, também via Protocolo Geral.
Já os candidatos considerados aptos na avaliação psicológica serão convocados, após os resultados dos recursos, para a oitava fase, que é o Curso de Formação da Academia da Guarda Municipal, que também é eliminatória.
Concurso homologado em 2021
O concurso público para a Guarda Municipal foi homologado em 2021. Neste ano de 2023 foram autorizadas mais 100 vagas para o concurso. Todos os aprovados no concurso já foram convocados. Os candidatos já passaram por prova objetiva, exame antropométrico, teste de aptidão física, avaliação psicológica, exame médico, pesquisa social e avaliação psicológica. Após o curso, os aprovados serão nomeados como Guardas Municipais e deverão, ainda, comprovar os documentos para a posse no cargo público.
Salário e benefícios
O salário inicial do Guarda Municipal é de R$ 3.308,96, acrescido do adicional de risco de vida. Além disso, os admitidos têm direito ao auxílio alimentação ou refeição de R$ 1.570. Os Guardas Municipais têm um plano de cargos e carreira específico. Atualmente, a corporação conta com cerca de 650 profissionais.