Nossa Cidade
Prefeitura e PUC-Campinas firmam cooperação em arquitetura e urbanismo
A Prefeitura de Campinas e a PUC-Campinas assinaram, na manhã desta terça-feira, 25 de abril, um Termo de Cooperação, no espaço Mescla, no campus 1 da instituição de ensino. O objetivo é desenvolver, em conjunto, projetos na área de arquitetura e urbanismo para que sejam aplicados na cidade. Professores e alunos dos cursos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e as Secretarias Municipais de Planejamento e Urbanismo; de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia e Cultura e Turismo poderão desenvolver projetos e ações para a cidade.
Os professores de arquitetura da PUC-Campinas, Fábio Muzetti e Leandro Schenk, apresentaram o projeto de requalificação de parte do pátio ferroviário de Campinas, que fica entre a Vila Industrial e o Centro, que atualmente abriga vários imóveis tombados, a Estação Cultura, a Emdec, entre outros. A ideia é transformar uma área daquele espaço, reaproveitando imóveis históricos, para o uso de lazer, trabalho e comércio, enriquecer o paisagismo, criar espaços de interação e conexão entre as pessoas e as áreas da cidade.
O prefeito Dário Saadi destacou a importância da integração entre instituição educacional e a administração pública e o projeto de inovação a ser feito no pátio ferroviário. “Encaramos o desafio de lidar com a requalificação do pátio ferroviário, avançamos bastante.”, disse. Também comentou sobre a assinatura do convênio. “À medida que a universidade sai dos muros e faz parcerias com a Prefeitura, é muito gratificante. Teremos muitas ações conjuntas, importantes para a cidade. Essa discussão de problemas reais é fundamental para a formação e a qualificação dos alunos”, completou o prefeito.
A secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat, disse que o próximo passo dentro do convênio é estabelecer um cronograma de projetos, entre Prefeitura e Universidade, e priorizar as ações. Em relação ao projeto de inovação para o pátio ferroviário, será avaliado por equipes internamente. “Estamos conseguindo desenvolver, dentro dos polos estratégicos do Plano Diretor, a região central. O projeto traz a magnitude dessa integração e a sensibilidade de preservar a memória, sem agredir o patrimônio”, disse Carolina.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, Adriana Flosi, considera que é uma felicidade assinar este convênio com a entrega do projeto executado pela PUC. “Esta área é o coração da cidade. É um momento que a gente aguardava há muito tempo. É uma somatória com tudo que vem sendo feito, isso vai ser determinante para recuperação da área, do centro da cidade”, disse Adriana. A secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, destacou que a área tem vocação para fortalecer as atividades de economia criativa.
O reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior, disse que o interesse da universidade é projetar a contribuição acadêmica por meio do convênio. “A expectativa é muito grande, expressa o olhar de professores da Faculdade de Arquitetura, uma concepção de arquitetura de cuidado com o bem público. Traz perspectivas interessantes.”
Também participaram os secretários de Justiça, Peter Panutto; de Finanças, Aurílio Caiado; a diretora da Faculdade de Arquitetura, Ana Paula Giardini Pedro, o decano da Escola de Arquitetura, Artes e Design, Jonathas Magalhães Pereira da Silva, o professor Wilson Ribeiro Santos Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, entre outros.