Nossa Cidade
Prefeitura entrega 57 matrículas de imóveis no Núcleo Residencial Jardim Santa Mônica
O prefeito Dário Saadi entregou nesta terça-feira, 7 de maio, no CEI Aparecida Cassiolato, 57 matrículas de imóveis do Programa de Regularização Fundiária para as famílias do Núcleo Residencial Jardim Santa Mônica. Essas famílias esperavam pela regularização há mais de 50 anos. O bairro começou a ser formado em 1970 pelas primeiras famílias que trabalhavam na fazenda Santa Elisa, com a colheita de café e de algodão, onde hoje é a Vila Esperança. Agora, realizam o sonho de ter em mãos a escritura de suas casas. A ação faz parte das comemorações dos 250 anos de Campinas.
As matrículas dos imóveis fazem parte do Programa de Regularização Fundiária do Município, garantindo aos moradores acesso à rede básica de infraestrutura, como sistema de abastecimento de água potável, coleta e tratamento do esgotamento sanitário, rede de iluminação pública, rede de energia elétrica domiciliar, pavimentação e drenagem.
Desde 2021, 8,3 mil imóveis passaram pelo processo de regularização fundiária em Campinas. “Quero dar os parabéns a todos por essa luta por décadas que hoje chega ao fim, com vocês recebendo o título de posse. Todos tinham aquele receito de ter uma reintegração de posse e oficial de justiça bater na porta, mas hoje essa preocupação acaba, estamos batendo recorde na regularização fundiária, porque estamos trabalhando muito”, disse o prefeito.
O presidente da Cohab e secretário Municipal da Habitação, Arly de Lara Romêo, destacou a data como um dia histórico. “Há 50 anos, eles esperam por essa escritura; poderão dizer ‘este imóvel é meu’, poderão melhorar e adequar suas moradias, viver tranquilamente com seus familiares. Estamos avançando no processo de regularização fundiária, já entregamos 8.300 matrículas, o que é um recorde”, afirmou.
Também estiveram presentes o vereador Rubes Gás; Edgar Diniz, secretário-adjunto da Sehab; diretor de regularização fundiária, Lucas Bonora; arquiteta da Sehab Ana Paula Scali e Lina Dornelas; diretor da Escola Ivan Jaques Kochem; presidente do conselho de administração da Emdec, Marcelo Pelegrini Barbosa; e a representante do bairro Francilma Maria da Silva, que também recebeu a sua escritura.