Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura entrega 72 matrículas de imóveis no Núcleo Residencial Jardim Campineiro

A entrega de 72 matrículas de imóveis do Núcleo Residencial Jardim Campineiro encerrou uma espera de 50 anos para as famílias do bairro. O secretário de Habitação e presidente da Cohab de Campinas, Arly de Lara Romêo, entregou em mãos alguns dos títulos de propriedade durante evento celebrado no CEU Thaís Fernanda Ribeiro. Os documentos emitidos pelo Cartório de Registro de Imóveis, as matrículas, tornam os moradores oficialmente proprietários do imóvel. Com elas, garante-se segurança jurídica para realizar melhorias, transferir ou vender a propriedade.

 

 

Segundo o presidente da Cohab e secretário municipal de Habitação, a regularização fundiária tem sido um trabalho social incansável.

 

“Recebendo essas escrituras ninguém mais pode tirar vocês do seus lares, de onde vocês moram, agora podem melhorar, ampliar e investir nos imóveis que agora, de fato, são de vocês, é uma luta de mais de 50 anos e vamos acelerando cada vez mais, esse programa é de cunho social, a população depende disso, e temos orgulho de poder falar que a fila da Cohab era de quase 43 mil e baixamos para menos de 16 mil, isso é fantástico”, afirmou Romêu.

 

 

“Eu gostaria de agradecer, em nome do prefeito Dário Saadi e do vice Wandão, pela confiança deposita na Habitação, não é um trabalho fácil, mas hoje é um dia de festa, são mais de 50 anos de luta passando de geração a geração, e quero dizer que, agora, o fantasma da reintegração de posse e da insegurança jurídica morre aqui com essas entregas, as propriedades são de vocês”, disse o diretor de Regularização Fundiária, Jonatha Roberto Pereira.

 

 

Moradora do Jardim Campineiro, Érica Aparecida da Silva Ávila, conta como foi o período de espera. “Eu aguardei por esse momento por 29 anos, sou professora aqui no bairro e pude ver a alegria de todos quando fomos informados que íamos receber as nossas matrículas, é um sonho realizado, moro com minhas 3 filhas e uma netinha linda, eu tenho mais um sonho que é poder reformar a minha casa e agora, com a escrita em mãos, vou realizar meu sonho”, disse Érica Aparecida da Silva Ávila.

 

 

Cerimônia

 

O vereador Rubens Gás participou da cerimônia representando a Câmara Municipal de Campinas. O Padre Antônio Alves, pároco do Jardim São Marcos, também esteve presente.

 

 

Histórico

 

O bairro começou a ser habitado no início da década de 70, principalmente por famílias migrantes vindas do interior do Estado de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Algumas famílias do Nordeste também compuseram a formação inicial do núcleo, que vieram à Campinas em busca de mais oportunidades e melhores condições de vida.

 

 

O processo de regularização fundiária do núcleo contemplou a realização de toda a infraestrutura essencial. O bairro já tem rede de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo, rede de energia elétrica, pavimentação e recebeu melhorias em iluminação pública.

 

 

 

Desde 2021, Campinas já promoveu a regularização fundiária de mais de 9 mil imóveis. Outras 1.000 matrículas já estão nos cartórios de registro de imóveis e aguardam liberação.

Sair da versão mobile