Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura entrega ampliação do Centro de Saúde do Jardim Rossin, no distrito do Campo Grande

O prefeito Dário Saadi entregou as obras de ampliação do Centro de Saúde do Jardim Rossin, no distrito do Campo Grande, região Noroeste da cidade. A cerimônia ocorreu na manhã desta sexta-feira, 21 de junho. Na área ampliada foram construídos três consultórios e uma sala de reuniões para atividades coletivas. São mais de 78 metros quadrados de ampliação para qualificar ainda mais o trabalho realizado pela equipe da unidade.

 

Conforme o prefeito, as reformas e ampliações das unidades básicas de saúde são necessárias porque ampliam a capacidade de atendimento da estrutura que já existe e propiciam a qualificação do serviço prestado à população. “Nós já estamos chegando a quase 60 obras em centros de saúde. Essa do Jardim Rossin é uma delas que, além das três novas salas de consultórios e a sala de reunião, recebeu 18 equipamentos de ar-condicionado para climatizar a unidade inteira. É importante você melhorar a infraestrutura para dar um atendimento de qualidade para a população”, destacou Saadi.

 

Atualmente, o CS realiza de 150 a 190 atendimentos por dia com duas equipes completas: dois médicos generalistas, enfermeiras, técnico em enfermagem e agente comunitário de saúde. São mais de 8.600 usuários cadastrados, sendo em maior número adultos e idosos.

 

De acordo com o secretário de Saúde, Lair Zambon, Campinas conta com 69 Centros de Saúde e, 60 deles passaram ou estão passando por reestruturação física. “Quando chegamos na Prefeitura, há três anos e meio, encontramos muitos problemas relacionados à estrutura dos centros de saúde. No universo de 69 unidades básicas, neste ano, vamos chegar a 60 Centros de Saúde reformados. Isso é um número imenso de reestruturação. Aqui no CS Rossin, foi quase uma construção de unidade nova. O fato é que está sendo investida muita coisa, tanto do ponto de vista estrutural como também na capacitação humana”, afirmou o secretário.

 

Zambon lembrou ainda que houve um aumento significativo no número de usuários do sistema público de saúde. “Nós saímos de 650 mil usuários em 2021 para cerca de 840 mil usuários, hoje, ou seja, um aumento de mais de 26%. Esse número é extremamente alto. Assim, para qualificar o atendimento, estamos investindo tanto na melhoraria da infraestrutura das unidades, como na parte de informática. Só nessa gestão compramos mais de 1.500 computadores para atender essa nova demanda que está na saúde digital”, contou.

 

Na ocasião, o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, lembrou que a reforma do Centro de Saúde do Jardim Rossin é mais um das obras entregues nesta gestão para melhorar a qualidade de vida da população de Campinas. “Aqui ficou um espaço muito bem construído onde conciliamos o prédio existente com a parte que foi ampliada, uma estrutura nova, bem projetada, com ar-condicionado, com toda a infraestrutura necessária para o bom atendimento da população dessa região”, destacou.

 

As obras foram realizadas por meio de recursos de um Termo de Acordo e Compromisso (TAC) firmado com a Tenda Negócios Imobiliários S. A.

 

A coordenadora da unidade, Fabíola Montanini Marques, comemorou a inauguração da ampliação do CS que, além dos equipamentos de ar-condicionado, dos novos consultórios, também ganhou uma sala de reunião. “Os três novos consultórios já estão equipados para iniciar os atendimentos, mas na reforma também foi construída uma sala ampla que será equipada para nossas atividades coletivas. Nós precisávamos de um espaço como esse para que a equipe de estágio, de alunos da PUC tanto da medicina, como da enfermagem, da psicologia, os residentes da Prefeitura, possam usar para discussão de casos, pesquisas entre outras atividades que fazem parte dessa formação”, explicou.

 

A estrutura anterior tem nove consultórios na parte de atendimentos; uma sala de curativo; uma sala de coleta exames; uma sala de urgência; um consultório odontológico com duas cadeiras; sala de vacinação e farmácia.

 

Unidades Básicas de Saúde

 

Desde o início do governo Dário Saadi, a Secretaria de Saúde investe em qualificação da estrutura física dos prédios da rede básica de saúde. Mais de quarenta unidades passaram por manutenção, reforma e ampliação.

 

Além dos reparos nas unidades foram inaugurados três centros de saúde: Guanabara (Região Leste), Residencial Sirius/Cosmos (Região Noroeste), São Vicente (Região Sul).

Sair da versão mobile