Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura entrega de matrículas de lotes para famílias de duas regiões

O prefeito Jonas Donizette promoveu, nesta quinta-feira, 16 de julho, na Sala Azul, mais uma entrega de matrículas dentro do Programa de Regularização Fundiária que está sendo desenvolvido no município.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a entrega foi feita para quatro moradores representando 154 famílias do Núcleo Residencial Vila Progresso (Fase 1), região Noroeste, e para mais três moradores que representaram as 47 famílias do Núcleo Residencial Parque Cidade de Campinas III (Fase1), região Norte.

A matrícula do lote é um documento oficial emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis em nome das famílias e trata-se do título de propriedade, documento que formaliza que a pessoa tem a propriedade de um bem. 

Com o título de propriedade, as pessoas têm segurança jurídica e podem contrair um financiamento nos bancos, como a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil para fazer melhorias nos imóveis, ampliar e deixar como herança para os filhos. O documento também valoriza o imóvel na hora de uma possível venda.

A presidente da Associação de Moradores do Parque Cidade de Campinas, Célia Nogueira de Souza Pereira, destacou a importância do documento. “Eu morei 20 anos em uma favela e entendo muito bem a importância de se ter um documento que garante a posse da nossa moradia. Muito obrigado a todos”, afirmou.

O prefeito Jonas Donizette disse que entende a alegria das pessoas e só lamenta não poder abraçar a cada um em virtude da Covid-19. “Estamos entregando simbolicamente estes documentos mas, apesar da máscara, a gente consegue ver a alegria nos olhos de cada um. Já na próxima semana vamos entregar matrículas para o Parque Floresta e até o final do mês teremos ainda mais entregas. Muito obrigado pela presença de todos e sejam felizes”.

O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Vinicius Riverete, fez questão de agradecer ao prefeito e à equipe da Cohab-Campinas e da Secretaria de Habitação (Sehab) pelo sucesso do Programa de Regularização Fundiária. “Importante destacar que este é o maior Programa de Regularização Fundiária já desenvolvido no município, iniciativa, aliás, que vem sendo procurada e implantada por diversos municípios brasileiros como modelo de atuação”, disse. 

A atual administração pretende entregar cerca de 20 mil matrículas até o final deste ano.

Sobre os bairros

O núcleo Residencial Vila Progresso iniciou-se em 1978 quando famílias migrantes dos estados de Minas Gerais, Paraná e Bahia ocuparam a Praça 17 do Loteamento Cidade Satélite Íris na busca por melhores condições de trabalho e geração de renda. O núcleo possui organização comunitária que é representada por uma associação de moradores.

O bairro possui rede de abastecimento individualizado de água potável, sistema de coleta e esgotamento sanitário, rede de energia elétrica domiciliar e de iluminação pública, além de contar ainda com serviços públicos de coleta de lixo, transporte coletivo e entrega de correspondências.

O Núcleo Residencial Parque Cidade de Campinas III, de acordo com informações da associação de moradores, iniciou-se em 1990 e conta com 145 famílias que vieram na maioria de Minas Gerais e também de outros estados.

O bairro possui rede de abastecimento de água potável, sistema de coleta e esgotamento sanitário, rede de energia elétrica domiciliar e de iluminação pública e conta também com serviços públicos de coleta de lixo, transporte coletivo e entrega de correspondências.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com