Nossa Cidade
Prefeitura entrega duas novas praças no Jardim Adhemar de Barros
Os moradores do Jardim Adhemar de Barros passam a contar com duas novas áreas de lazer com a inauguração, nesta quinta-feira, 22 de dezembro, das praças Mário Viola e Ema Bonon Viola. As praças, que são muito próximas – sendo separadas por uma rua, estão localizadas na rua Pedro Cortado, esquina com a rua Eliphas Maria Chinelatto Villela.
O investimento nas intervenções foi de R$ 1 milhão. Nas praças, que juntas somam quase 10 mil metros quadrados, foram plantadas 1870 mudas de palmeiras imperiais, ipês, dracenas, jerivás, entre outras espécies.
A praça Mário Viola recebeu quatro estações com equipamentos de musculação; uma área para atividades em grupo e eventos; iluminação com refletores piso de concreto e intertravado e paisagismo. Já a praça Ema Bonon Viola recebeu playground; academia ao ar livre com piso intertravado; quadra de vôlei em areia com alambrado; paisagismo e iluminação.
Durante a solenidade de inauguração, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, destacou o papel das praças na melhoria da qualidade de vida: “vimos na pandemia a falta que faz poder fazer uma atividade e encontrar as pessoas. Agora, a população vai aproveitar esses novos espaços maravilhosos”, afirmou o prefeito.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, as praças são diferenciadas por toda a estrutura instalada. “É a primeira área de lazer da região, que conta com muitos equipamentos, e vai fazer muita diferença para os moradores do entorno”, afirmou o secretário.
Emocionado, o filho de Mário e Ema, Alaor Viola, relembrou a história da família e agradeceu a homenagem. “Devo minha profissão de engenheiro ao meu pai e agora, nesta inauguração, agradeço muito o carinho de todos por nossa família”, disse Alaor.
Ao final da solenidade, foram descerradas as placas das duas praças.
Também participaram da inauguração outros familiares do casal que dá nome às praças, a neta Eliane Viola, a bisneta Ana Clara Viola e o sobrinho, Gilberto Viola; os vereadores Zé Carlos e Rodrigo da Farmadic; as líderes comunitárias Denilsa Barbosa da Silva e Célia Lucia Vieira, e moradores da região.
Lei
A lei que denominou os nomes das praças foi de autoria do prefeito Dário Saadi quando exerceu o cargo de vereador, em 2005.
História
Ema e Mário Viola nasceram em Campinas no mesmo ano, 1916, e se casaram em 1942. Em 1950, Mário começou a trabalhar como tratorista na Prefeitura de Campinas e depois foi motorista de caminhão na Sanasa, onde se aposentou. Ele faleceu em 1989.
Já Ema foi professora da Escola Normal, atual Escola Carlos Gomes, e faleceu em 2002. O casal teve cinco filhos: Edna (in memoriam), Idalina, Ivone, Elsa e Alaor.
Balanço
Com as inaugurações desta quinta-feira, a Prefeitura entregou 17 praças em 2022, sendo 13 novas e quatro reformadas.