Nossa Cidade
Prefeitura entrega mais 140 matrículas de imóveis a moradores do Núcleo Residencial Jardim Uruguai
A Prefeitura de Campinas, por meio da Cohab, entregou na noite desta quinta-feira, 19 de setembro, 140 matrículas de imóveis a moradores do Núcleo Residencial Jardim Uruguai, no distrito do Campo Grande. As famílias esperavam pelas matrículas havia cerca de 30 anos. Esta foi a segunda fase de entrega de matrículas do Jardim Uruguai, na primeira fase, foram entregues 62 matrículas.
A matrícula do imóvel é o título de propriedade, emitida pelo cartório de registro de imóveis. Com o documento, a família torna-se oficialmente proprietária, passa a ter segurança jurídica e pode fazer melhorias no imóvel ou comprar e vender. Com 1.148 lotes, a regularização fundiária de interesse social do Jardim Uruguai é a maior já realizada no município.
“O Plano de Regularização Fundiária desenvolvido para o Loteamento Jardim Uruguai, além de ser o maior em extensão territorial já aprovado pelo Programa de Regularização Fundiária do Município, é um dos mais completos até então, pois, além de propiciar a regularização registrária de mais de mil imóveis, garantiu a implantação de toda a rede de infraestrutura essencial e a imposição de compensações urbanísticas e ambientais para mitigar os prejuízos causados com a implantação do loteamento de forma irregular”, destaca o diretor de Habitação, Lucas Bonora da Silva.
“Com esta aprovação, o Programa de Regularização Fundiária do Município garantiu a regularização de uma área correspondente a mais de 300 mil metros quadrados. Trata-se de uma grande vitória, visto que a regularização do Loteamento era aguardada desde 1996”, finaliza o secretário Municipal de Habitação e presidente da Cohab Campinas, Arly de Lara Romêo.
O morador Douglas Fogaça Barbosa recebeu a matrícula do imóvel em mãos. “Estava aguardando esse momento há mais de 6 anos, e agora, com meu novo herdeiro, Noah Barbosa, fico muito mais tranquilo e aliviado com a segurança para mim e para ele.. Agora estamos tranquilos para seguir nossas vidas sem a preocupação de uma possível desapropriação,” disse Douglas.
“Hoje é um dia muito especial para mim e para a minha família. Depois de tanto tempo de espera, finalmente tenho em mãos a matrícula da minha casa. Não consigo descrever a emoção que sinto nesse momento, porque não é apenas um papel, é a realização de um sonho, é a segurança de saber que o lugar onde crio meus filhos, a casa é minha, é o nosso lar.” comentou Rayane Nayara da Silva.
“Agora, teremos a oportunidade de fazer melhorias e investir em nossa casa. Vamos dormir tranquilos com a matrícula em mãos”, disse Eva Ferreira Rossi.
Cerimônia
Fabiane Ezequiel, chefe da Procuradoria de Urbanismo e Meio Ambiente; João Pero Câmara e Pedro Sérgio de Almeida, representando o 3º Cartório de Registro de Imóveis de Campinas, também estiveram presentes.
História
O bairro começou a ser formado na década de 1990, numa área particular. Desde então, a Administração Municipal atuou junto ao responsável pelo loteamento para proporcionar infraestrutura essencial ao núcleo. Com a regularização fundiária, o bairro pôde receber outras melhorias.
O Jardim Uruguai tem redes de água e esgoto, coleta de lixo, rede de energia elétrica, iluminação pública e pavimentação.
De 2021 até este mês de setembro, foram regularizados 115 núcleos urbanos, mais de 19 mil imóveis, beneficiando uma população aproximada de 76.000 pessoas.