Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura entrega mais 231 matrículas de imóveis para o Núcleo Residencial Jardim Santa Mônica 1ª Fase

O vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida, representou o prefeito Dário Saadi na entrega das matrículas de imóveis a 231 moradores do Núcleo Residencial Jardim Santa Mônica (Campinho) 1ª Fase. A cerimônia de entrega ocorreu na noite desta terça-feira, 8 de agosto, no CEU Estação Cidadania – Cultura Thaís Fernanda Ribeiro, no Loteamento Vila Esperança.

As matrículas dos imóveis são resultado do Programa de Regularização Fundiária do Município, garantindo aos moradores acesso à rede básica de infraestrutura, como sistema de abastecimento de água potável, coleta e tratamento do esgotamento sanitário, rede de iluminação pública, rede de energia elétrica domiciliar, pavimentação e soluções de drenagem pluvial. 

História

A formação do Núcleo Residencial Jardim Santa Mônica (Campinho) 1ª Fase teve início em meados de 1978, com a primeira família vinda do estado do Paraná a ocupar a área conhecida popularmente como “Campinho do São Marcos”. Era a família da sra. Benedita Rosa Santana e Silva, que reside no bairro até hoje. As famílias aguardaram por essas matrículas por mais de 45 anos.

Segundo o diretor de Habitação, Lucas Bonora, a ação conjunta do processo de regularização fundiária e a construção de moradias garante benefícios imediatos para a população, fortalecendo a política pública habitacional do Município voltada à população de baixa renda. “No Plano de Regularização Fundiária do Núcleo Residencial Jardim Santa Mônica (Campinho) – 1ª Fase, projetamos lotes e construímos moradias para o reassentamento de famílias que haviam sido removidas de áreas de risco, bem como, realizamos melhorias habitacionais em moradias precárias e insalubres”, destaca.

De acordo com o presidente da Cohab e secretário Municipal da Habitação, Arly de Lara Romêo, trata-se de um processo de regularização fundiária completo. “Além de assegurarmos que 231 famílias recebam as matrículas de propriedade dos seus imóveis, garantimos, também, o acesso dessas famílias a toda a infraestrutura essencial, bem como melhorias urbanísticas e ambientais, mitigando assim, os prejuízos causados com a implantação do núcleo urbano de forma irregular”, pontua o secretário de Habitação.

Segundo o vice-prefeito, a Administração tem a satisfação de entregar todas as obras de infraestrutura e as matrículas registradas em cartório. “ Mais importante que receber a matrícula de suas casas, é o reconhecimento da história, da luta que vocês enfrentaram até aqui; de quase meio século lutando por essas moradias” “, disse Wanderley de Almeida.

Até o momento, sob a gestão do prefeito Dário Saadi, foram regularizados 6.379 imóveis por meio do processo de regularização fundiária.

Anúncio da 2ª Fase

Durante a cerimônia, a Prefeitura anunciou, com exclusividade, a aprovação do Plano de Regularização Fundiária do Núcleo Residencial Jardim São Marcos – 2ª Fase, que beneficiará mais 193 famílias. Com mais essa aprovação, que foi encaminhada na mesma data ao Registro de Imóveis, 193 famílias irão receber as matrículas de propriedade dos seus respectivos imóveis, bem como acesso a toda infraestrutura essencial necessária.

Além da representante do Núcleo Residencial Jardim Santa Mônica (Campinho) 1ª Fase, participaram da cerimônia o Padre Antônio Rodrigues Alves, da Paróquia São Marcos, a coordenadora Jurídica da Sehab, Ana Júlia Lourenço, os moradores Benedita Rosa Santana e Silva, Zelita dos Santos Dias e Rita Fernandes de Araújo, que relataram emocionadas a luta nos 45 anos de espera. O vereador Rúbens Gás, representando a Câmara Municipal, e também o vereador Nelson Hossri, estiveram presentes na solenidade.

Sair da versão mobile