Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura entrega matrículas para famílias do Núcleo Residencial Jossiara

O presente de Natal chegou antecipado para 109 famílias do Núcleo Residencial Jossiara, em Campinas. Na noite desta segunda-feira, dia 16 de dezembro, o prefeito Jonas Donizette entregou as matrículas dos seus terrenos para famílias que há décadas aguardavam o documento de regularização de posse, em cerimônia na CEI “Professora Thermutis Araújo Machado”, no DIC 2, região do Distrito do Ouro Verde.

 

A matrícula do lote é um documento oficial emitido pelo cartório de registro de imóveis em nome das famílias. O título de propriedade formaliza que a pessoa agora é dona do bem imóvel e, com a posse do documento, ela passa a ter segurança jurídica para contrair financiamento, fazer melhorias ou, simplesmente, deixar como herança para filhos e netos.

 

O presidente da Associação de Moradores do bairro, Raimundo Feitoza de Pinho, falou do momento especial que estava sendo vivido pelas famílias. “Nós, moradores, só temos mesmo é que agradecer ao prefeito Jonas pela entrega deste documento que, praticamente, significa tudo para a gente e que representa o fim de uma luta de muitos anos. Obrigado, prefeito”, declarou.

 

O secretário municipal de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Vinicius Riverete, falou sobre o Programa de Regularização Fundiária que está sendo realizado na cidade. “Agradeço a Deus por esta oportunidade, ao prefeito Jonas Donizette e a toda equipe e técnicos da Cohab-Campinas e da Secretaria de Habitação que estão se desdobrando para que nós entreguemos deste importante documento a vocês”, disse aos presentes.

 

Também participaram da cerimônia secretários municipais, diretores e funcionários da Cohab-Campinas e da Secretaria de Habitação e vereadores. Emdec, Guarda Municipal, Sanasa e CPFL apoiaram a realização do evento.

 

História

 

O Núcleo Residencial Jossiara localiza-se na região Sudoeste de Campinas e é o resultado de uma ocupação espontânea ocorrida a partir do final da década de 1970, sobre uma área pública municipal, por famílias que vieram principalmente dos estados do Paraná e Minas Gerais.

 

Na década de 1980 o núcleo se consolidou e na década de 1990 os moradores iniciaram a luta pela substituição das moradias em madeira por alvenaria. Hoje, o núcleo conta com rede de abastecimento individualizado de água potável, sistema de esgotamento sanitário, rede de energia elétrica domiciliar e de iluminação pública, é atendido pelos serviços públicos de coleta de lixo, transporte coletivo e entrega de correspondências.

 

O núcleo foi beneficiado pelo Programa de Reforma de Moradias, com sete famílias atendidas com reformas de telhado, cozinha banheiro e revestimento. Elas obtiveram recursos financiados pelo Fundo de Apoio à População de Sub-Habitação Urbana (Fundap).

 

Em abril deste ano, foram iniciadas obras de pavimentação e drenagem dos núcleos Jossiara, Filadélfia e Aeroporto com investimentos de mais de R$ 3 milhões num prazo de conclusão de 12 meses.

 

Por meio de uma parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da PUC-Campinas, foi desenvolvido projeto para implantação de uma praça no núcleo, oferecendo aos moradores um espaço para lazer e convívio social a partir da recuperação de área verde do bairro. O projeto terá pista para caminhada, ciclovia e playground.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com