Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura entrega pavimentação e drenagem do Parque Centenário

Este domingo de manhã, 16 de junho, foi especial para os moradores do Parque Centenário, na região Sul de Campinas. A data marca a entrega oficial da pavimentação e drenagem do bairro e finaliza uma espera de cerca de 60 anos pelas obras que exigiram R$ 3,5 milhões em investimentos.

 

Mais de 5 mil pessoas foram beneficiadas. A cerimônia que marcou a finalização dos serviços aconteceu na Associação dos Moradores do Parque Centenário e Saltinho e teve a participação do prefeito Dário Saadi e de muitos moradores.

 

As benfeitorias atingiram um total de mil metros de ruas do bairro. Toda essa extensão foi contemplada com asfalto, rede de drenagem para escoamento da água da chuva, bocas de lobo, guias e sarjetas. 

 

Com gestão da Secretaria de Infraestrutura, a obra, com duração de dois anos, foi executada pela empresa Terradan Terraplanagem, de Artur Nogueira.

 

Empenho da gestão

 

“É uma alegria estar no Parque Centenário hoje e entregar esse asfalto que vocês esperavam há décadas”, destacou o prefeito. Dário Saadi relembrou que a obra faz parte de um pacote de 250 realizações que estão sendo entregues em Campinas e que marcam os 250 anos da cidade, que serão completados em 14 de julho. Do total, mais de 180 já foram entregues.  “É muito importante esse pacote que inclui obras como essa que trazem drenagem e pavimentação. Elas ajudam inclusive na saúde, porque, como todos sabem, muitas doenças respiratórias são agravadas pela poeira”, disse. 

 

O vice-prefeito Wanderley de Almeida recordou o histórico de lutas do bairro pela pavimentação. “Acabou a espera do Parque Centenário. Apesar de todos os desafios, a obra ficou maravilhosa. Está aí o asfalto que vocês tanto esperavam”, disse. O vice-prefeito informou, ainda, que o núcleo residencial situado ao lado do Centenário também passará por obras.  Na segunda-feira, 17, serão destinadas 14 carretas com 340 toneladas de massa asfáltica para o local, que passará por regularização fundiária.

 

Segundo o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, a obra do Parque Centenário foi extremamente desafiadora por conta da topografia desfavorável. Explicou que morros, aclives e declives dificultam a execução da drenagem. “A população teve muita paciência, tivemos que desviar linhas de ônibus, mas com muita perseverança conseguimos entregar esse serviço que, sem sombra de dúvida, dará mais qualidade de vida a todos”, afirmou.

 

O evento ainda teve a participação do secretário de Chefia de Gabinete, Aderval Fernandes,  do presidente da Ceasa Campinas, Valter Greve e dos vereadores Permínio Monteiro e Marcelo da Farmácia. 

 

Moradores

 

Para o presidente da Associação dos Moradores do Parque Centenário, Valdir Melo, valeu a pena a espera pela conclusão dos serviços. “Agradecemos a todos que moram aqui e se empenharam nas nossas reivindicações. Não podemos, também, deixar de agradecer a Prefeitura por nos ter atendido nesse pedido que fazemos há muitos anos”, completou.

 

Residente antiga do bairro, Dona Lázara Maria de Jesus, de 87 anos, fez questão de prestigiar o evento que marcou a conclusão das obras. “Agora acabou aquela poeira que entrava nas casas e incomodava todo mundo”, festejou.

 

Maria Aparecida Cestari Milani, no bairro há 14 anos, disse que a pavimentação melhorou muito a vida dos moradores. “Mudou tudo, agora vamos ter sossego no período das chuvas quando o barro tomava conta da calçada e até invadia nossas casas. Foram muitas promessas nesses anos todos até que alguém bateu de frente mesmo e resolveu”, disse aliviada.

 

Maria Aparecida dos Santos, que chegou no bairro em 1991, contou que a poeira incomodava muito e que o asfalto melhorou tanto para quem anda de ônibus quanto a pé. “É outra cara para o bairro. Bom demais. Faz muito tempo que a gente vem lutando. É uma conquista”, garantiu. 

 

Meu Bairro Bem Melhor 2

 

A pavimentação e drenagem do Parque Centenário integra o programa Meu Bairro Bem Melhor 2, que leva asfalto a 16 bairros e beneficia mais de 120 mil pessoas. Foram concluídas obras no Jardim Itayu, Parque São Paulo, Jardim Itatinga, Satélite Íris II, Jardim Campina Grande e Residencial Campina Grande.

 

A previsão é implantar mais de 35 km de rede de drenagem e mais de 50 km de pavimentação. As obras foram financiadas pela Caixa Econômica Federal por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). 

 

Também está em andamento a drenagem e pavimentação no Jardim Sul América, Vila Palmeiras, Jardim Campo Belo 1, 2 e 3, Jardim Itaguaçu, Jossiara, Aero-aeroporto e Filadélfia, Solar Campinas, Jardim Lisa 2 e Jardim Monte Líbano.

Sair da versão mobile