Nossa Cidade
Prefeitura homenageia voluntários que atuam com pessoas em situação de rua
O prefeito Dário Saadi participou na noite desta sexta-feira, dia 27 de agosto, de uma homenagem aos voluntários que atuam junto às pessoas em situação de rua. A celebração marca o Dia do Voluntário, comemorado em 28 de agosto.
A cerimônia contou com uma apresentação dos serviços, que integram a rede de atendimento a esse segmento da população, e foi encerrada com a entrega de certificado de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos voluntários.
De acordo com o prefeito, as pessoas que doam um tempo da sua vida para ajudar o próximo têm que ser valorizadas. “Isso mostra o amor ao próximo na prática. Por isso, quero demonstrar a gratidão do município de Campinas a todos vocês e reforçar que estamos de portas abertas para caminharmos juntos num trabalho continuado junto às pessoas em situação de rua”, destacou Saadi.
Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, política pública é feita com parcerias e esse encontro celebra o trabalho conjunto entre poder público e sociedade civil.
“Hoje estamos aqui para reconhecer o importante trabalho feito pelos voluntários e para lembrar que ninguém faz nada sozinho. Assim, unindo as políticas públicas já existentes com a boa vontade e a solidariedade que a sociedade civil tem, vamos fortalecendo esse trabalho conjunto”, ressaltou.
Rede de atenção
A Prefeitura de Campinas conta com uma rede de serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) estruturada para atender as pessoas em situação de rua. Esses serviços estão ligados à proteção social especial que tem maior complexidade no atendimento.
As ações envolvem desde a abordagem social realizada nas ruas da cidade até o acolhimento institucional dessas pessoas. Entre os serviços estão os Centro POP, Sares 1 e 2, Casa da Cidadania e Bagageiro Municipal.
A rede também inclui um núcleo de oficinas de trabalho para possibilitar o retorno gradual ao mercado de trabalho e o Refeitório Municipal que entrega em média 250 refeições/noite.
Há também nove serviços de acolhimento como o Samim (Albergue Municipal), dois abrigos emergenciais, três abrigos masculinos, duas casas de passagem e um abrigo feminino. Outros dois serviços que atendem a essa população, mas são ligados à Secretaria de Saúde, são o Consultório na Rua e a Casa da Gestante.
Outras três importantes ações são: o Projeto Recâmbio, que garante o retorno à cidade de origem quando existe uma rede de apoio ao cidadão; a Operação Inverno, que amplia o horário de atendimento das equipes; e o Programa Parceiros da Cidade – Mão Amiga, que oferece bolsa-auxílio para que os interessados possam receber qualificação e, com isso, vislumbrar a reinserção no mercado de trabalho.