Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura homologa concurso da Orquestra Sinfônica, com 184 candidatos classificados

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas publicou no Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/) desta segunda-feira, 27 de maio, a homologação do concurso público para músicos da Orquestra Sinfônica de Campinas. A seleção dos mais de mil inscritos teve duas fases práticas, além da prova de títulos. O concurso tem validade de 2 anos e pode ser prorrogado por igual período.

“Este foi um dos maiores concursos para músicos de orquestra do País. Tivemos inscritos de vários estados, além de um que vive no Chile e outro nos Estados Unidos. Isso mostra a grandiosidade da nossa Orquestra e o desejo dos músicos de participarem dela”, diz a coordenadora de Concursos, Recrutamento e Seleção, Maria Izabel Vasco de Toledo, que acompanhou as provas.

Diferente dos demais concursos, para os candidatos a músicos da Orquestra não houve prova teórica; foram duas fases práticas e uma de títulos, essa última não eliminatória.

Para realizar os testes, a Prefeitura contou com a parceria com a Universidade Mackenzie, que cedeu seu auditório. Na primeira fase, os candidatos eram separados da banca por um biombo durante a apresentação, etapa em que foi assegurado o sigilo sobre a identidade dos candidatos.

“A banca também merece destaque. Ela era composta pelo maestro da Sinfônica, Carlos Prazeres, dois músicos da especialidade do candidato, sendo um da Orquestra, além de uma pessoa da comunidade com notório conhecimento musical”, completou Maria Izabel.

Concurso em números

Dos 1.030 inscritos, 109 para contrabaixo, 76 para viola, 30 para tímpano, 44 para percussão, 264 para violino, 135 para violoncelo, 113 para clarineta, 56 para flauta, 79 para trompete, 57 para trompa, 24 para fagote, 23 para oboé e 20 para tuba. Para as cotas, oito se inscreveram como Pessoa com Deficiência (PcD) e 118 como Pessoas Pretas ou Pardas (PPP), os demais candidatos estão inscritos na Lista de Ampla Concorrência.

Entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024, foram 32 dias de provas, que mobilizaram, além da banca, fiscais da Vunesp e servidores das secretarias de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Cultura e Turismo, membros das comissões organizadora e fiscalizadora do concurso, que acompanharam as provas e garantiram a segurança de todo o processo.

De onde são os candidatos classificados

Os futuros músicos da Orquestra Sinfônica vão sair de 11 estados brasileiros. Dos classificados – lembrando que uma pessoa pode ter sido aprovada em mais de um cargo -, quatro são da Bahia, dois são do Distrito Federal, dois de Goiás, quatro de Minas Gerais, dois do Pará, um da Paraíba, dois do Paraná, quatro do Rio de Janeiro, nove do Rio Grande do Sul, um de Santa Catarina e 90 de São Paulo.

 

Sair da versão mobile