Nossa Cidade
Prefeitura inicia inquérito sorológico com moradores de todas as regiões
A Prefeitura de Campinas começou nesta segunda-feira, 8 de junho, o inquérito sorológico com moradores da cidade. Serão realizados cerca de 1,7 mil testes rápidos até 19 de junho. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou a ação durante transmissão do programa de rádio “Café com o Prefeito”, nesta segunda-feira, dia 8 de junho.
A metodologia de amostragem foi feita em parceria com a Unicamp. O objetivo da testagem é saber onde o vírus circulou e qual foi a intensidade em cada região do município. “Essa informação é muito importante, pois vai direcionar nossas ações”, explica a assessora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) Tessa Roesler.
Os testes estão sendo aplicados nas áreas de abrangência dos 66 centros de saúde. Cada CS se organizou de acordo com a necessidade do número de agentes de saúde, que serão orientados sobre como compilar os dados.
Casas e apartamentos estão incluídos. Apenas crianças menores de dois anos não poderão ser testadas. Os testes foram adquiridos pela Prefeitura.
Para selecionar as residências que receberão o teste foi feito um sorteio por meio de um programa de computador. Serão coletadas amostras em todas as regiões da cidade. O resultado de cada teste sai em menos de 15 minutos.
Para fazer o teste rápido é necessário colher uma gota de sangue da ponta do dedo da pessoa. O dispositivo, descartável, detecta a quantidade de anticorpos e se já houve contato com o coronavírus. Se der positivo, os demais moradores do local também serão testados e as pessoas, orientadas.
As equipes que estão realizando o trabalho estão identificadas. As pessoas são livres para aceitar ou não participar. A participação não tem custo.
Fonte: Prefeitura de Campinas