Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura inicia programa de consultorias de consórcio do Sebrae

A Prefeitura de Campinas realizou a abertura das consultorias do Consórcio Empreendedor do Sebrae nesta sexta-feira, 4 de fevereiro. No encontro foram apresentadas as consultorias que vão capacitar servidores municipais dentro dos eixos de governança, desburocratização, inclusão produtiva, compras públicas e educação empreendedora.

Em um evento com a participação de representantes da prefeitura, Sebrae, Fundação Fesp e Fundação Getulio Vargas foram apresentados os detalhes do Consórcio Empreendedor e o funcionamento das capacitações. Pela primeira vez, o Sebrae oferece as consultorias gratuitamente, sem ônus para o poder público.

Segundo o prefeito de Campinas, Dário Saadi, o trabalho do Sebrae será fundamental, principalmente neste momento em que a prefeitura investe na modernização dos processos “Os eixos das consultorias são estratégicos para Campinas. Estamos trabalhando muito na modernização do atendimento para cidadãos e empresas e investindo nas ações do Paes (Plano de Ativação Econômica e Social). Esse apoio técnico vai tornar nossos serviços mais ágeis e contribuir com as iniciativas para a geração de emprego e renda”, explicou o prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, afirmou que esse apoio será extremamente relevante para potencializar o ambiente de negócios em Campinas e vem recebendo uma boa adesão dos servidores.

O diretor de administração e finanças do Sebrae São Paulo, Guilherme Campos, explicou que é importante o envolvimento do poder público para estimular o empreendedorismo e promover o crescimento dos negócios “vimos que trabalhar só com o empreendedor não era suficiente. Era preciso trazer o servidor público e a administração para esse trabalho conjunto. O Sebrae está à disposição da prefeitura para contribuir na criação de um ambiente mais favorável aos empreendedores”, concluiu Campos.

Representando a Câmara Municipal de Campinas, o vereador Paulo Gaspar afirmou que a desburocratização e o empreendedorismo são temas caros ao Brasil e importantes para tornar a máquina pública mais eficiente.

Também representaram a administração municipal no evento os secretários de Trabalho e Renda, Gustavo Tella, de Gestão e Controle, André Von Zuben, de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, de Saúde, Lair Zambon, de Cidadania e Assistência Social, Vandecleya Moro, de Chefia de Gabinete do Governo, Aderval Fernandes, de Habitação, Arly de Lara Romeo, de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, de Esportes, Fernando Vanin, de Cultura, Alexandra Caprioli, além dos presidentes da Rede Mario Gatti, Sérgio Bisogni, da Mata Santa Genebra, Cidão Santos, da Ceasa, Valter Greve, da IMA, Elias Tavares, e da Setec, André Assad Mello.

Pelo Sebrae, o evento contou com a gerente de políticas públicas do Sebrae, Beatriz Gusmão e o gerente regional do Sebrae Campinas, Nilcio Caibar de Souza Freitas. Da Fundação Getulio Vargas participaram os articuladores Mário Vitale Junior Vinícius Gratti, além do coordenador geral do programa Consórcio Empreendedor da FESP, Gabriel Rossati.

Consórcio empreendedor

Até o momento, 65 servidores municipais fizeram a adesão às consultorias que têm os seguintes temas: projetos de captação de recursos para modernização administrativa, treinamento de agentes de desenvolvimento, desenvolvimento do RedeSimples, Serviço de Inspeção Municipal (SIM), inclusão produtiva, compras públicas e revisão do código de obras. Também faz parte do projeto uma consultoria para cooperativas de reciclagem.

Outros 604 municípios paulistas também aderiram ao consórcio do Sebrae, cujas qualificações vão totalizar 120 mil horas técnicas com o envolvimento de 140 consultores.

Sair da versão mobile