Nossa Cidade
Prefeitura lança campanha "Um Olhar de Autocuidado de Mulher para Mulher"
A prefeitura de Campinas, por meio da Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Drogas (CPUD) da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, lançou na manhã desta segunda-feira, dia 29 de abril, a campanha “Um Olhar de Autocuidado de Mulher para Mulher”. O evento ocorreu no no Salão Vermelho, no Paço Municipal, e contou com a palestra com de Camila Bellomo sobre o uso abuso de drogas por Mulheres.
Segundo a secretária em exercício de Desenvolvimento e Assistência Social, Clebia Alves, o principal objetivo desta campanha é abordar a crescente problemática do consumo de álcool e de outras drogas entre as mulheres. “Infelizmente, é um fenômeno que tem ganhado visibilidade em meio às mudanças sociais e econômicas contemporâneas. Por isso, a importância desta campanha para conscientizar a população”, destacou a secretária em exercício.
Clebia Alves ressaltou ainda que a campanha será focada na identificação das mulheres afetadas e proporcionar orientações e suporte para ajudá-las a cuidar de si mesmas, promovendo saúde e prevenindo as consequências negativas associadas ao uso de drogas.
As ações da campanha incluirão rodas de conversa e atividades em diversas regiões, especialmente aquelas com maior vulnerabilidade social, em colaboração com várias entidades como escolas, unidades de saúde, associações de bairro, igrejas, faculdades, Organizações da Sociedade Civil (OSCSs e serviços municipais.
A campanha visa não apenas tratar, mas também empoderar as mulheres para que se tornem agentes ativas em seu próprio processo de recuperação e bem-estar, reforçando a importância do autocuidado e do apoio comunitário.
Estiveram presentes na cerimônia de lançamento a secretária em wxercício de Desenvolvimento e Assistência Social, Clebia Alves, o presidente da Câmara de Campinas, vereador Luiz Carlos Rossini, representantes da Secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e de Educação, a diretora do Departamento de Direitos Humanos, Marnen Viccari, e a coordenadora de Políticas Sociais de Prevenção ao uso de Drogas, Marilda das Graças Martin.