Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura lança os programas SerSol e o de Gestão de Talentos para servidores

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de Campinas inovou mais uma vez com a criação dos programas SerSol e o de Gestão de Talentos. Os decretos foram assinados pelo prefeito Dário Saadi nesta terça-feira, 19 de dezembro, em cerimônia na Sala Azul.
 
“Quero parabenizar toda a equipe que fez esses dois projetos, tanto o de apoio para que o servidor possa exercer esse lado solidário, para que ele possa contribuir em projetos voluntários, como o de Gestão de Talentos, que vai dar um pouco mais de flexibilidade à gestão de talentos dos nossos profissionais”, disse o prefeito Dário Saadi.
 
Com o objetivo de fortalecer e institucionalizar o trabalho voluntário e as ações de solidariedade dos servidores, o SerSol (Programa de Fomento e Fortalecimento de Projetos e Ações de Solidariedade) também visa fomentar a solidariedade, estimular equipes a abraçarem causas sociais; qualificar e fortalecer ações de solidariedade e, sobretudo, atender emergências como a recente crise sanitária do coronavírus.
 
“Nós também pretendemos, com o SerSol, ter o mapeamento desses servidores, quem são, onde estão, que tipo de ações praticam e como este trabalho pode ser multiplicado na Prefeitura”, disse Eliane Jocelaine.
 
Programa de Gestão de Talentos
 
O segundo programa lançado é o Gestão de Talentos, que tem como proposta promover o desenvolvimento e motivação do servidor,  qualificar os gestores públicos e dar mais flexibilidade na mudança de centro de custos ou ainda na contribuição em projetos diferentes do seu cargo de origem.
 
“Hoje, já é comum a mudança de secretaria ou de centro de custos, a lei já permite essas alterações. Porém, com o decreto essas ações serão regulamentadas e os critérios claros e objetivos para todos os servidores e gestores”, disse a secretária.
 
O programa será composto por Permuta, Remanejamento, Talentos em Ação e Seleção de Gestores Públicos.
 
Na Permuta é preciso haver dois servidores, ocupantes de cargos equivalentes a partir da solicitação do profissional; já no Remanejamento, a mudança de lotação será a partir da iniciativa e necessidade da Administração Municipal.
 
Um banco de talentos também vai permitir, dentro do item Talentos em Ação, que os servidores atuem em projetos de áreas diferentes das suas, sem mudança de centro de custos. Por fim, a seleção de gestores públicos também poderá ser feita a partir de um banco de servidores com formação e desejo de assumir um cargo de gestor.
 
O vereador Higor Diego representou a Câmara Municipal durante o evento.
 
A Prefeitura conta, atualmente, com 15,7 mil servidores ativos, sendo a maioria lotada nas secretarias de Educação e Saúde.
Sair da versão mobile