Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura lança programa para servidores com deficiência em evento no Salão Vermelho do Paço

A Prefeitura de Campinas lançou nesta terça-feira, 28 de maio, o Programa de Atenção aos Servidores com Deficiência. O evento foi realizado no Salão Vermelho e contou com a participação de dois profissionais com deficiência, que compartilharam suas experiências no mercado de trabalho; além de Renato Tealti, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que encerrou o encontro cantando a música Somos 1, do filme Rei Leão. 

 

O Programa faz parte do Eixo de Políticas Afirmativas da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e tem como objetivo incluir os servidores de com deficiência, dando  a eles as mesmas condições de crescimento na carreira que os demais. 

 

Davi Martins de Lima emocionou os participantes ao compartilhar um pouco da sua história no mercado de trabalho. Hoje, com 29 anos, ele é analista de soluções e negócios da Azul Linhas Aéreas e graduando em engenharia da computação, mas chegar até onde está foi difícil. Há pouco mais de 11 anos, ele sofreu um acidente que o deixou tetraplégico. 

 

“Enxergaram o Davi respeitando a deficiência que o Davi tem”, assim resumiu sua chegada à Azul. “Neste programa, é importante que a recepção do servidor já crie condições para que ele se desenvolva. Agora, o acompanhamento desse servidor durante sua carreira é a cereja do bolo”, completou, avaliando a iniciativa da Prefeitura de Campinas 

 

O jovem também deixou uma mensagem sobre o que é inclusão na sua visão. “Inclusão é a mudança de pensamento (ou a mudança de perspectiva) que tinha como resultado a execução de ações para que a pessoa com deficiência possa participar/exercer qualquer atividade de forma plena, sem que isso comprometa sua dignidade enquanto indivíduo.” 

Sair da versão mobile