Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura mantém parques de Campinas fechados após alto índice acumulado de chuvas

A Prefeitura de Campinas decidiu, nesta sexta-feira, 8 de novembro, manter os 25 parques e bosques da cidade fechados pelo menos até a manhã deste sábado, 9, quando a situação será reavaliada. Na manhã desta sexta, o índice acumulado de chuvas está em 108,4 milímetros nas últimas 72 horas, segundo dados do Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec). Os parques já estão fechados desde às 13h desta quinta-feira, 7.

A cidade continua em Estado de Atenção. De acordo com a Defesa Civil do Estado, na região de Campinas a previsão é de grandes volumes de chuva; condições para temporais, seguidos por raios e intensas rajadas de vento.

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella explica que o fechamento ocorre a partir de 80 milímetros de chuva em 72 horas. “Vamos manter os parques fechados nesta sexta-feira e vamos monitorar e reavaliar neste sábado. Os parques públicos são áreas bem arborizadas, então nessas condições é melhor evitar a frequência de visitantes. Fazemos o manejo das árvores, porém as chuvas, o vento e o solo encharcado podem derrubar mesmo as árvores saudáveis”, diz o secretário.

Ocorrências

A Defesa Civil registrou duas quedas de árvores e de um galho até as 9h20 desta sexta-feira. Uma árvore na rua Engenheiro Cândido Gomide, no Jardim Guanabara, região leste, e uma árvore na avenida Washington Luiz, Parque Prado, na região sul. O galho caiu na Avenida Lafayete Arruda Camargo, no Parque São Quirino. Não houve feridos. As equipes do Departamento de Parques e Jardins já estão nos locais fazendo a retirada.

Equipes de diversas áreas estão mobilizadas para atuar na prevenção de riscos e atendimento às ocorrências de chuvas. A força-tarefa reúne a Defesa Civil e as secretarias que atuam diretamente nos eventos climáticos extremos: Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação/Cohab e Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas). Outras secretarias estão de sobreaviso para atuar caso necessário.

Cuidados

A Defesa Civil, responsável pela coordenação das ações, aciona os órgãos envolvidos nas situações emergenciais. Em caso de emergência, os cidadãos devem ligar no telefone 193 do Corpo de Bombeiros e, se precisarem de vistoria em imóveis afetados pelas chuvas, devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

É muito importante que a população adote medidas preventivas e não se arrisque a passar por áreas nas quais há riscos. A Defesa Civil recomenda atenção às áreas mais vulneráveis, porque pode haver riscos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, inundações e acontecimentos relacionados a raios, vento forte e granizo.

O 199 da Defesa Civil de Campinas está disponível 24 horas para registrar chamados sobre alagamentos, inundações e quedas de árvores sobre vias públicas ou imóveis. É fundamental que a Defesa Civil seja chamada para situações como essas para que vá ao local e acione todos os órgãos necessários para atender a ocorrência. No caso de solicitações para podas e extrações de árvores na rotina, o contato é pelo telefone 156.

Serviço

  • Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores;
  • Ligue 188 para emergências de trânsito;
  • Ligue 193 para situação de emergência.
  • Ligue 156 para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores

Lista dos parques de Campinas: https://www.campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/parques-e-jardins-dpj-

Sair da versão mobile