Indaiatuba
Prefeitura orienta fiscais em reunião técnica nesta terça-feira (02)
A prefeitura de Indaiatuba, por meio das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Segurança Pública, Relações Institucionais e Comunicação, realizou na tarde desta terça-feira (02) uma reunião com os fiscais que atuam nas ruas orientando a população e os comerciantes. O Prefeito Nilson Gaspar (MDB) também participou do encontro.
Com o agravamento da Covid-19, o governo estadual, por meio de seu Governador João Doria (PSDB), retrocedeu todo o estado à fase amarela no plano São Paulo de flexibilização, com isso comércios terão que se adaptar a uma regra um pouco mais restrita.
Os departamentos de fiscalização foram orientados a dialogar com os comerciantes para essa nova fase mostrando a eles a real situação epidemiológica que a cidade se encontra.
Vale lembrar que a fase amarela restringe o horário de funcionamento dos comércios até as 22h limitando-os para atender até no máximo 40% de sua capacidade total e proíbe os eventos que acontecem de pé.
Shoppings, galerias e estabelecimentos congêneres seguem a mesma orientação, podendo trabalhar um período de 10 horas ininterruptas ou não. O horário escolhido pelo Parque Mall é das 10h às 20h, o Shopping Jaraguá de segunda a sábado das 11h às 21h e de domingo das 12h às 18h, o Polo Shopping optou por abrir das 12h às 22h.
Clubes Sociais e esportivos devem seguir também a capacidade de até 40% de seu público podendo trabalhar até as 22h escolhendo um período de até 10 horas, ininterruptas ou não.
Academias e treinamentos de clubes devem respeitar a capacidade de no máximo 30% e o funcionamento reduzido das 06h às 22h escolhendo um período de 10 horas, ininterruptas ou não.
Restaurantes, lanchonetes, bares e congêneres devem seguir 10 horas de funcionamento respeitando o horário limite de encerramento: 22h. A capacidade a ser seguida é de no máximo 40%.
Salões de beleza, barbearias e estética podem funcionar também até as 22h, respeitando o limite do período de 10 horas trabalhadas e da capacidade reduzida em até 40%.
Escolas de idiomas, informática, reforço escolar, formação complementar e artes em geral (música, teatro, dança, pintura, etc) devem respeitar o limite de 40% de sua capacidade trabalhando por no máximo 10 horas, seguidas ou não e encerrando as atividade no máximo às 23h.
Atividades culturais, lazer, entretenimento e cinema também seguem na capacidade dos 40% até no máximo as 22h respeitando o limite de funcionamento de 10 horas ininterruptas ou não. Vale lembrar que as atividades com público em pé estão proibidas.
Igrejas devem seguir os 40% de sua capacidade e orientar os frequentadores acerca dos protocolos sanitários.
Os que trabalham delivery, sejam eles, online, via app, telefone ou drive-thru, seguem o horário regular descrito no alvará de funcionamento.
Para outras informações consulte os canais oficiais da prefeitura:
www.indaiatuba.sp.gov.br