Nossa Cidade
Prefeitura pede cessão de parte do pátio ferroviário ao Governo Federal
Uma reunião no início da noite da quarta-feira, dia 29 de junho, apresentou a membros de Conselhos Municipais a proposta de cessão de uso de parte da área do Pátio Ferroviário de Campinas negociada entre a Prefeitura e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) desde o início do ano passado.
“É um local de interesse do patrimônio arquitetônico e cultural de Campinas. Depois de muito entendimento sobre a área, que é 100% do Governo Federal, chegamos a uma possibilidade de acordo para pedirmos a cessão de parte significativa do Pátio Ferroviário para o Município”, afirmou o prefeito Dário Saadi durante o encontro, realizado no Salão Vermelho do Paço Municipal
A administração convidou os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Urbano, de Defesa do Patrimônio Cultural, de Política Cultural e de Legislação Edilícia para apresentar a proposta negociada com o Governo Federal.
A área do Pátio Ferroviário de Campinas é de 310 mil metros quadrados. Desse total, 45% poderão ser cedidos para o Município, de acordo com o pedido encaminhado pela Prefeitura. São cerca de 141,5 mil metros quadrados.
Se a cessão for efetivada, os próximos passos serão fazer um diagnóstico do espaço e suas peculiaridades; um estudo sobre potenciais de uso dos bens do pátio; e a elaboração de decreto para regulamentar o uso da área. Os projetos a serem desenvolvidos no local serão avaliados em conjunto pela Prefeitura e os conselhos municipais.
Além do prefeito, participam do encontro as secretárias municipais de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho; a de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; o secretário de Transportes, Fernando de Caires; o presidente da Emdec, Vinícius Riverete; a arquiteta Karlise Klafke Baldoni, diretora de Projetos Estratégicos e Cidade Inteligente da Emdec. Os vereadores Carlinhos Camelô e Paulo Gaspar também estiveram presentes.
Requalificação do centro
O pátio é considerado fundamental para o Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (Prac), que reúne esforços da atual Administração Municipal.
Além de importante para as ações do Prac, o pátio ferroviário está no contexto do Projeto Viva Campos Sales e visa causar impacto positivo no desenvolvimento econômico, social, cultural e de preservação do patrimônio histórico/cultural do centro de Campinas.
O uso do pátio ferroviário está baseado nas premissas do plano diretor municipal. O objetivo é criar uma cidade mais saudável, acessível, inovadora e inclusiva, baseada no desenvolvimento sustentável.