Nossa Cidade
Prefeitura promove “Jornada de Prevenção e Cuidado sobre Drogas”
No Dia Mundial de Combate às Drogas, 26 de junho, a Coordenadoria de Prevenção às Drogas da Prefeitura de Campinas, em parceria com o Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), começou na manhã desta quarta-feira, no Salão Vermelho do Paço Municipal, a “Jornada de Prevenção e Cuidado sobre Drogas: Vamos falar sobre isso?”. O encontro vai abordar durante dois dias assuntos como a prevenção e o cuidado sobre drogas e está aberto ao público.
Especialistas no assunto de instituições de Campinas e região farão palestras e debates com o objetivo de traçar estratégias efetivas na prevenção do uso de entorpecentes. O evento também pretende orientar a população sobre a prevenção e os cuidados necessários sobre drogas. Elaborado com programação e linguagem acessíveis aos interessados em geral e atividades gratuitas, a Jornada terá distribuição de material informativo, oficinas e debates.
Dentro do tema proposto, será abordado o papel da rede de cuidados, que envolve os serviços de atenção à Saúde – atendimento básico, psicossocial, emergências, internação hospitalar. Também serão apresentados, entre outros assuntos, trabalhos realizados pelos grupos de ajuda. As estratégias da prevenção na escola, na família e nos serviços da rede pública serão outras questões abordadas durante a Jornada.
“Não é um trabalho fácil e temos um desafio imenso pela frente. Mas vamos buscar práticas intersetoriais de combate e prevenção às drogas. A articulação entre Executivo, Legislativo, Judiciário e instituições é fundamental para o enfrentamento do problema”, destacou a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira.
Eliane citou ainda o Atlas da Violência, divulgado no dia 5 de junho, que apontou que 35 mil jovens morreram em 2017 em consequência do engajamento no tráfico de drogas ou pelo consumo de entorpecentes.
A Jornada, segundo ela, tem como tarefa discutir metodologias e ferramentas para reduzir o uso de drogas e, consequentemente, minimizar a letalidade de jovens relacionada ao narcotráfico. “Para diminuir esses números, é importante ampliar ofertas de politicas públicas pelo aprimoramento da intersetorialidade e voltadas para todas as faixas etárias e para as famílias. Precisamos, desde a primeira infância, discutir o assunto com as famílias, homens e mulheres e produzir uma cultura de paz”, ressaltou a secretária.
Missão
A missão da Coordenadoria de Prevenção às Drogas é proporcionar ao munícipe a oportunidade de receber informações e orientações sobre os malefícios das drogas lícitas (cigarro e bebida alcoólica) e ilícitas (maconha, cocaína, crack, ecstasy e LSD, por exemplo).
Dentre as funções do órgão está a realização de ações de prevenção ao consumo de drogas e as estratégias a serem adotadas para este fim. Sendo assim, as ações têm o objetivo de evitar, impedir, retardar, reduzir ou minimizar o uso, o abuso ou a dependência, assim como os prejuízos relacionados ao padrão de consumo de substâncias psicoativas.
Comen
O Comen – Conselho Municipal de Entorpecentes tem por finalidade propor as diretrizes da política municipal voltada ao cuidado às pessoas que fazem uso do álcool, tabaco e outras drogas. Também é responsabilidade do órgão orientar e auxiliar o diálogo entre o poder público e a sociedade civil sobre assuntos que envolvam os programas de orientação, prevenção, tratamento, recuperação, reinserção e inclusão social dos dependentes, assim com o apoio aos familiares.
Programação
O Papel da Rede de Cuidados
Data: 26 de junho
Local: Salão Vermelho do Paço Municipal
Endereço: Avenida Anchieta, 200 – Centro
9h – Abertura
9h20 – Atenção Básica (Bruna Antunes Ximenes)
9h40 – CAPS – Centro de Atenção Psicossocial (Paula Faria)
10h – Emergência (Karina Diniz Oliveira)
10h20 – Internação Hospitalar e Outros Equipamentos (Renata Azevedo)
10h40 – CT e Grupo de Mútua Ajuda (Pablo Kurlander)
11h – Drogas e Saúde Pública (Renata Azevedo)
11h20 – Discussão e encerramento
Divulgação sobre “Prevenção ao Uso de Drogas”
Data: 27 de junho
Local: Praça Rui Barbosa (atrás da Catedral Metropolitana de Campinas)
Horário: 9h às 17h – Distribuição de material informativo sobre prevenção ao uso de drogas
O Papel de Prevenção
Data: 28 de junho
Local: Salão Vermelho
9h – Abertura
9h20 – Estratégias de Prevenção (Claudemir Lúcio M. dos Santos)
9h50 – Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Marina Decot Sdoia)
10h20 – Prevenção e a Escola (Flávia Martins Guimarães)
10h50 – Prevenção e a Família (Vereador Rossini e Vera Lucia Porto)
11h20 – Discussão e encerramento
O “barato” que não sai caro!
13h30 – Abertura
14h15 – Atividades em grupos de escolas:
– Oficina com música
– Oficina cênica
– Artes plásticas
– Comunicação não violenta
– Prática Circular
15h às 16h – Compartilhamento das atividades