Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura realiza 19º mutirão contra a dengue na região do Nova América 

O 19º mutirão contra a dengue foi realizado na manhã deste sábado, 8 de junho, em nove bairros no entorno do Jardim Nova América, localizado próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos. As ações, lideradas pela Secretaria de Saúde, tiveram início às 8h com a participação de mais de 150 pessoas entre profissionais da Secretaria e voluntários, que orientaram os moradores sobre os riscos da doença, além de funcionários da prestadora de serviços Impacto Pragas que atuaram na eliminação dos criadouros.

Antes do início do trabalho de campo dos agentes, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, disse que, na maior epidemia de dengue da história da cidade, o trabalho de combate também foi o maior da história. “Mesmo com esse recorde de casos, os CSs mantiveram a rotina, mesmo com sobrecarga em alguns momentos. Está sendo um trabalho muito intenso, o clima mudou e favoreceu a proliferação do mosquito, mas não faltou empenho e trabalho para fazer esse enfrentamento”.

O diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, afirmou que o trabalho foi condizente com a realidade imposta pela epidemia. “Os números apresentados pelo Devisa lá atrás realmente se materializaram, e a Prefeitura se preparou para isso. Foram 19 mutirões em 23 semanas epidemiológicas”, disse.

Além do próprio Jardim Nova América, também receberam as ações os bairros Vila Aeroporto, Jardim Maria Rosa, Jardim Telesp, Jardim Paraíso de Viracopos, Parque Montreal, Jardim Petrópolis, Residencial da Paz e Irmãos Sigrist. Pela proximidade dos bairros com o aeroporto, os drones não foram utilizados neste mutirão.

A moradora do Nova América Adriana Maria Carvalho de Souza abriu as portas de sua casa para as equipes e recebeu as orientações para evitar a proliferação do mosquito. “O problema é sério, pode levar á morte. A gente fica preocupado não só com a gente, mas com os outros também”, afirmou.

A aposentada Doralice da Silveira Menezes tem muitas plantas em sua casa e também foi orientada. “Já sabia que não podia deixar pratinhos com água parada. Não tem um pernilongo aqui na minha casa”, disse.

Entre quarta e sexta-feira, a Secretaria de Serviços Públicos recolheu quase 800 toneladas de entulho nos bairros das ações do mutirão. O trabalho de retirada de resíduos também ocorre neste sábado. O balanço das ações será divulgado na próxima segunda-feira, 10 de junho. 

O mutirão contra a dengue é multissetorial e conta com o apoio das secretarias de Serviços Públicos, Habitação, Educação, Assistência Social e Trabalho e Renda. Guarda Municipal, Defesa Civil, Sanasa e Emdec também participam do suporte às ações.

Sair da versão mobile