Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura realiza audiência pública da Operação Chuvas de Verão 20232024

A audiência pública sobre o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PCPDC) da Operação Chuvas de Verão 2023/2024 foi realizada na manhã desta terça-feira, 17 de outubro, no Salão Vermelho do Paço Municipal. A ação é uma exigência legal do Governo Federal para que o município apresente o documento e faça a prestação de contas e a avaliação das ações do plano anterior. É também uma oportunidade para que a sociedade civil se manifeste e conheça o que está sendo planejado para minimizar os efeitos das chuvas durante os meses de verão. 

De acordo com o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o objetivo da Operação Verão é minimizar os efeitos das chuvas fortes e dos temporais típicos do período de verão, que têm elevados índices de chuva. “A operação reúne medidas para redução dos riscos de desastres como vistorias preventivas, monitoramento de áreas de risco de enchentes, acompanhamento dos índices pluviométricos e da previsão meteorológica”, informou. 

O diretor esclareceu que Campinas está constantemente buscando alternativas, fazendo planejamento, preparando sistemas de alerta, qualificando as ações para estar preparada para atender casos extremos. “Esse tem sido um ano muito difícil. Estamos num período de transição de estação e já registramos altos índices de chuva, inclusive nesta madrugada, tivemos ventos de 101 quilômetros por hora. Realmente tem sido um período muito adverso. Por isso, afirmo ser inevitável, que as administrações públicas priorizem as ações de prevenção,” disse. 

Outra questão abordada pelo diretor está relacionada a autoproteção do cidadão. “É importante que a população adote medidas de prevenção e não se exponha durante um temporal. São medidas simples que podem salvar vidas, como não recolher roupas do varal quando houver relâmpagos, não atravessar áreas alagadas, relatar para a Defesa Civil se houver fissuras em muros ou na parede da casa, em caso de rajadas de vento não se abrigar debaixo de árvores e ficar atento aos alertas divulgados pelos órgãos competentes”, exemplificou. 

O site https://resiliente.campinas.sp.gov.br/ divulga todos os alertas que chegam para a Defesa Civil 24 horas por dia.

Operação Verão 2023/2024

A Operação Verão que ocorre todos os anos entre 1º de dezembro a 31 de março e pode ser antecipada ou prorrogada conforme as condições meteorológicas. O decreto que normatiza as ações será publicado no Diário Oficial no próximo mês de novembro. 

O trabalho é realizado conforme quatro níveis: 

Estado de observação: até 80mm de chuva (índices de chuva são acompanhados); 

Estado de atenção: a partir de 80,1mm, vistoria de campo nas áreas já identificadas;

Estado de alerta: remoção preventiva (após vistoria) da população das áreas de risco iminente;

Estado de alerta máximo: remoção (após vistoria) de toda a população em áreas de risco.

Há 18 setores de risco mapeados em Campinas: 

1º Vila Holândia; 

2º Jardim Santa Mônica, Jardim São Marcos e Jardim Campineiro; 

3º Jardim Ipaussurama; 

4º Jardim Rossin – Núcleo Princesa D´oeste, Jardim Florence II; 

5º Jardim Florence I; 

6º Jardim Campo Grande, Campina Grande; 

7º Sousas – Rua Quinze de Novembro “Beco do Mokarzel”; 

8º Jardim Novo Flamboyant – “Buraco do Sapo”; 

9º Jardim Novo Flamboyant;

10º Jardim Itatiaia – Jardim São Fernando – Jardim Baronesa;

11º Jardim Andorinhas; 

12º Jardim Tamoio – Rua Salomão Abud; 

13º Parque Oziel; 

14º Jardim Monte Cristo – Jardim do Lago I- Jardim das Bandeiras II; 

15º Jardim Irmãos Sigrist; 

16º Jardim Santo Antônio – Rua Martinica; 

17º Parque Universitário – Avenida Aglaia; 

18º Jardim Campos Elíseos.

Novidade da operação verão 2023/2024

A Secretaria de Serviços Públicos fechará os parques e bosques quando o acumulado de chuvas em 72 horas atingir 80 mm (Estado de Atenção). A reabertura ocorrerá após 24 horas do término do índice acumulado e vistoria do Departamento de Parques e Jardins (DPJ). A Emdec também fechará ao trânsito (de veículos) as vias nos limites dos parques principalmente áreas do Bosque dos Jequitibás e Lagoa do Taquaral. 

A condução da Operação Verão é feita pelo Comitê Municipal de Gestão de Risco e Desastres sob comando da Defesa Civil.

Balanço Operação 2022/2023

Entre 1º de dezembro de 2022 a 15 de abril de 2023 a Defesa Civil do município registrou 3.273 ocorrências relativas a chuvas, sendo 714, em dezembro/22; 1.603 em janeiro/23; 518 em fevereiro/23; 371 em março/23; e 75 no mês de abril/23. A maioria dos casos refere-se a alagamentos e quedas de árvores. Apenas no mês de janeiro foram realizados 555 atendimentos em moradias alagadas, sendo 126 alagamentos em imóvel regularizado e 429 em habitações, dentre estas, 260 moradias na Sapolândia e 46 moradias no Beco do Mokarzel. 

Os técnicos da Defesa Civil realizaram 74 vistorias preventivas em áreas consideradas de risco. Nos meses da operação, o telefone 199 recebeu 14.548 ligações da população.

Também foram publicados 975 alertas de condições meteorológicas. Os alertas ficam disponíveis no site https://resiliente.campinas.sp.gov.br/. Estes comunicados são relevantes para a prevenção de risco de desastres e estão incluídos os SMS’s enviados à população.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com