Nossa Cidade
Prefeitura recebe cerca de 30 mil toneladas de fresado da concessionária CCR Autoban
A Prefeitura de Campinas recebeu, nesta semana, 30 mil toneladas de fresado, da concessionária CCR Autoban. Este material, resultado da retirada da camada superficial de asfalto, é utilizado em ruas e avenidas de terra, para melhorar o tráfego. O prefeito Dário Saadi esteve, na manhã desta sexta-feira, 30 de junho, no local onde estão armazenados os 18 mil metros cúbicos de fresado, em um depósito na Avenida Lix da Cunha, Bonfim, próximo à Rodovia Anhanguera. Por meio desta parceria, será possível cobrir cerca de 40 quilômetros de vias da cidade com o fresado.
“Este material é o fresado de asfalto, resultado daquela raspagem que as máquinas fazem antes do recapeamento. Conseguimos, junto à CCR Autoban, 1,5 mil caminhões, um total de 30 mil toneladas de fresado, para colocar nas ruas onde ainda não chegou o asfalto. E este fresado vai ajudar muito. Agradecimento à CCR”, disse o prefeito Dário Saadi.
O engenheiro civil Osmar Torres, da Secretaria de Serviços Públicos, explica que, para a aplicação do fresado nas vias de terra é necessário utilizar caminhão basculante, para distribuir o material; motoniveladora, para regularizar o solo; caminhão-pipa, para umedecer o fresado; e rolo compactador, para compactar o material.
O trabalho de nivelamento do solo e aplicação de fresado nas vias de terra já é executado pelas equipes das Administrações Regionais, da Secretaria de Serviços Públicos. Para levar o material doado pela CCR aos dois depósitos municipais levará cerca de 10 dias. O engenheiro Osmar explica que depois de armazenar o fresado é que serão definidos os bairros que receberão.