Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura recebe mais 38 jovens aprendizes do programa Vibe

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas realizou na terça-feira, 5 de setembro, um encontro para recepcionar 38 jovens aprendizes do programa Vibe (Vivências, Integração, Bem-Estar e Educação Profissional). Eles vão atuar nas diversas secretarias da Prefeitura.

O programa foi criado em 2021 e visa promover ações que estimulem o desenvolvimento humano e contribuam na formação profissional dos jovens e no acesso ao mercado de trabalho.

A secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira, participou da recepção e destacou a importância do programa na formação dos jovens e a responsabilidade que eles têm neste período de formação. “Aproveitem cada momento em que estiverem na Prefeitura. Façam laços, socializem com outras pessoas, mas sobretudo, comprometam-se com esse período formativo”, disse. “Espero que ao saírem daqui, vocês tenham se desenvolvido emocional e profissionalmente e que estejam aptos para o mercado de trabalho”, concluiu.

As expectativas de quem chega são grandes. “Espero conseguir evoluir profissionalmente, aprender tudo o que for possível e adquirir bastante conhecimento para que eu possa levar para vida”, disse Kailane dos Reis Silva.

Para Matheus Henrique Brito Horácio, esse período na Prefeitura vai trazer novas possibilidades. “-Eu espero desenvolver minhas habilidades e descobrir novas. Fazer novas amizades também será muito bom”, disse.

O programa

O Vibe está sendo desenvolvido em quatro pilares: – Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; – Valorização da integração interpessoal no trabalho; – valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação. Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos, que permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.

Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.

O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.

Sair da versão mobile