Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura recebe propostas para 1ª obra de pacote contra enchentes nesta quinta-feira, 29

A Prefeitura de Campinas recebe nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, as propostas de preços para a licitação do primeiro piscinão dentro do pacote de obras para o controle de enchentes na região central. O recebimento das propostas será por meio eletrônico e o início da disputa de preços será às 15h. O valor previsto para esta obra é de R$ 213.344.675,75.
 
A disputa será pelo maior desconto sobre o valor estimado, mas a empresa ou consórcio vencedor terá que atestar, mediante uma série de documentos, que tem capacidade técnica para executar a obra.
 
Antes mesmo da abertura das propostas, o processo de licitação recebeu dois questionamentos no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em relação à suposta ausência de alguns elementos legais para a licitação e às suas exigências técnicas, que limitariam a participação de interessados. Um dos pedidos já foi negado pelo TCESP e o outro segue em análise.
 
Além disso, uma advogada de São Paulo registrou em cartório uma declaração dizendo que um consórcio formado por três empresas teria "previamente combinado e acertado com representantes do órgão licitante (a Prefeitura de Campinas)" a vitória na disputa. A Administração ressalta que a acusação não tem fundamento e que não foi apresentado nenhum indício ou prova, mas incluiu o documento em seu processo licitatório, a fim de atestar a lisura e a transparência do processo.
 
Plano para Controle de Enchente
 
O Plano para Controle de Enchente para a Região Central, elaborado pela Secretaria de Infraestrutura, inclui a execução de oito obras de combate às enchentes nas bacias do córrego Serafim, na avenida Orosimbo Maia e no córrego Proença, na avenida Princesa D'Oeste.
 
O projeto foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa, serão construídos dois piscinões na Princesa d'Oeste e um piscinão na Orosimbo Maia. O primeiro piscinão será na Praça Paranapanema, próximo ao campo de treinamento do Guarani é este que está sendo licitado agora.
 
Os outros dois serão na Avenida José de Souza Campos (Norte Sul) na praça que fica no cruzamento com a avenida Engenheiro Carlos Stevenson, e o terceiro, na avenida Orosimbo Maia, na praça próxima ao Mercado Municipal. 
 
Finalizada a primeira etapa, serão realizadas mais cinco obras da segunda fase: um reservatório na Orosimbo Maia, um na Norte Sul/ Princesa d’Oeste e uma terceira obra de remodelação no piscinão já existente na avenida Norte Sul (que servirá para os dois córregos). Também serão feitas obras de alargamento de calha na Norte Sul (na altura da antiga sede da Administração Regional 2) e uma outra obra de alargamento de três pontes na Orosimbo Maia.
Sair da versão mobile