Nossa Cidade
Prefeitura recebe relatório de levantamento da área do Pátio Ferroviário
O prefeito Dário Saadi e a secretária Municipal de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, receberam, oficialmente, na última semana o levantamento planialtimétrico e cadastral da área do Pátio Ferroviário de Campinas. Dados são fundamentais para os projetos da Fase 1 de requalificação do local, que já está em andamento. A doação do serviço, sem qualquer custo aos cofres públicos, foi feita por meio de um termo de cooperação entre as empresas Geopixel Soluções em Geotecnologia e TI, Apoiotech Ltda., Saber Mais Ensino a Distância Ltda. e Macanuti Infraestrutura Ltda, com a execução do trabalho em campo realizada pela Macanuti.
O levantamento planialtimétrico e cadastral, também chamado de nivelamento ou altimetria, permite conhecer a declividade dos terrenos e outras características do relevo, bem como a área projetada dos bens tombados no terreno. O levantamento é necessário para as várias intervenções que a Prefeitura planeja realizar no Pátio Ferroviário como parte da recuperação e utilização do espaço, cedido pelo Governo Federal para o Município no ano passado ainda em caráter provisório, mas com a cessão definitiva já em negociação.
Os dados são a base para os estudos de masterplan (planejamento físico espacial da área), o desenvolvimento dos projetos paisagísticos e de reforma dos prédios e instalações da área. Para o projeto do futuro parque escola, uma das ações da Fase 1 da requalificação do Pátio Ferroviário, já foi realizado o detalhamento de parte do levantamento planialtimétrico, a pedido da empresa responsável pela criação e desenvolvimento da iniciativa.
O levantamento planialtimétrico e cadastral do Pátio Ferroviário somou cerca de 405 mil metros quadrados localizados do centro de Campinas. Além da área que abrange a parte das linhas férreas e dos prédios, entrou no mapeamento o Terminal Rodoviário e as ruas e avenidas do sistema viário do entorno, considerados importantes para a intervenção e conexão do local com as outras áreas da cidade, como o centro e a Vila Industrial.
Nosso Centro
A recuperação e a utilização do Pátio Ferroviário de Campinas é parte fundamental do Programa de Requalificação da Área Central (PRAC), o “Nosso Centro”, que envolve várias medidas para trazer novos moradores e negócios para a região central, um dos três Polos Estratégicos de Desenvolvimento do município definidos no Plano Diretor da cidade.
Ordem de Serviço da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) para início do trabalho foi publicada em 2 de fevereiro, no Diário Oficial do Município, autorizando a empresa Macanuti Infraestrutura Ltda. a realizar a execução do serviço. O edital de Chamamento Público para a doação do levantamento planialtimétrico e cadastral foi publicado em dezembro de 2022.
A empresa inicialmente colocou marcos para traçar os pontos das coordenadas geográficas de referência para realizar medições com estações topográficas de solo e aéreas (com uso de drones). O trabalho de levantamento levou três meses e terminou em maio, passando então por revisão e detalhamento, sendo finalizado no início de junho.