Nossa Cidade
Prefeitura se prepara para assumir Hospital de Campanha, diz secretário
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou na tarde desta segunda-feira, 13 de abril, que a Prefeitura de Campinas vai assumir o Hospital de Campanha da ONG Expedicionários da Saúde, que seria montado no Ginásio da Unicamp. O anúncio foi feito durante transmissão ao vivo na internet.
De acordo com o prefeito, estão sendo realizadas reuniões com os representantes da ONG e a Prefeitura propôs que a unidade seja montada no Ginásio dos Patrulheiros, que fica próximo do Hospital Mário Gatti, do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e do Centro de Saúde São Bernardo, um dos maiores do município.
O hospital pode contar com 108 leitos, sendo cinco de UTI. O custo da unidade é em torno de R$ 3,9 milhões, incluindo alimentação, pessoal, remédios, entre outros. As tendas e a montagem ficam sob responsabilidade da ONG, que tem a estrutura.
No entanto, o valor pode mudar de acordo com a ocupação. Segundo o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, o hospital será ocupado por módulos. Para atuar no hospital de campanha, a Administração Municipal vai contratar um parceiro filantrópico para realizar os atendimentos.
Ainda nesta segunda-feira, o prefeito se reunirá com representantes da ONG. A expectativa é que até o final da semana haja uma definição.
AME
A Vigilância Sanitária realizou nesta segunda uma vistoria no prédio onde funcionará o Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Depois de negociação com o Governo Estadual, a Administração conseguiu que o AME seja provisoriamente uma unidade Covid-19. No local, serão 35 leitos para tratamento da doença. O AME está sendo gradualmente equipado e a expectativa é que comece a funcionar em breve, inicialmente com dez leitos.