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Prefeitura terá mais 20 serviços totalmente digitais no Campinas na Palma da Mão em abril
Até o final de abril, a Prefeitura de Campinas terá mais 20 serviços totalmente digitalizados, com uma nova abordagem, que também ficarão disponíveis no Campinas na Palma da Mão. Entre as vantagens desta solução está a total integração entre os sistemas das secretarias municipais, facilidade de inclusão e modificação de novos processos e interface amigável e de fácil utilização pelo cidadão. Esses avanços permitem a desburocratização e evolução dos fluxos dos processos.
A digitalização dos processos, que está prevista no Plano Diretor de Tecnologia da Informação, está mudando a forma como as pessoas interagem com os serviços, que estão mais simples e intuitivos, com interfaces mais amigáveis e etapas reduzidas por meio de acesso pela plataforma Gov.br. O trabalho é gerido pelo Departamento de Informatização (Deinfo) da Secretaria de Chefia de Gabinete do Prefeito.
O que muda para a população?
• Não há necessidade de se criar nova senha com acesso direto pelo Gov.br.
• Conclusão mais rápida dos processos, simplificação dos procedimentos e redução da burocracia.
• Evita custos com deslocamento e transporte até a Prefeitura para resolver presencialmente.
• O processo se torna mais transparente com o acompanhamento pelo cidadão de toda a tramitação.
Confira os serviços digitais que já estão disponíveis para a população:
• Requerimento de Alvará de Eventos
• Ficha Zoneamento e Uso do Solo / Certidão de Uso do Solo
• Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) – requerimento
• Concessão de regime especial (ISSQN)
• Consulta em matéria tributária (ISSQN)
• Encerramento de inscrição de profissional autônomo – após 30 dias (ISSQN)
• Desistência de protocolo administrativo (ISSQN)
• Reconsideração de protocolo administrativo (ISSQN)
• Revisão de estimativa (ISSQN)
• Revisão de extrato de débito fiscal EDF (ISSQN)
• Cancelamento de Nota Fiscal Eletrônica
• Substituição de Nota Fiscal Eletrônica
• Declaração de Eventos (ISSQN)
• Cadastro Usuário Externo SEI
• Solicitação 156 on-line
Como funciona na prática?
Por exemplo, para o canal de comunicação entre a Prefeitura e os cidadãos, o Serviço 156, ao fazer a solicitação on-line pelo site os dados da pessoa como nome, número de documento e telefone já estão todos preenchidos no formulário. Assim, o cidadão apenas preenche o conteúdo da solicitação, envia a mensagem e recebe o protocolo.
Outro exemplo é a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para dar entrada em processos administrativos. O SEI hoje tem ampla utilização por órgãos públicos em todo o Brasil e representou um avanço na eliminação do papel na administração pública. Sua utilização é simples para os servidores públicos que possuem prática e dominam a ferramenta, mas é complexa para os cidadãos que enfrentam dificuldades. Agora, as pessoas podem dar entrada em um processo utilizando um formulário on-line que vai guiando o usuário do início ao fim.
Já os serviços de nota fiscal e ISSQN importam todos os dados do contribuinte da base da Secretaria Municipal de Finanças, o que está trazendo muito mais agilidade para as empresas.
Nestes novos processos automatizados, há etapas que já não passam mais por um humano com encaminhamento de forma imediata.
O diretor do Departamento de Informatização (Deinfo) da Prefeitura de Campinas, Rogério Amarante, explica que o retorno dos serviços iniciais foi muito positivo para a população e para a administração. “Nosso time desenvolve as soluções se colocando no lugar do usuário, isso é fundamental. Com essa simplificação, as solicitações chegam de forma mais precisa à Prefeitura. No Protocolo Geral (serviço que recebe os processos administrativos), os telefonemas com dúvidas sobre como usar o SEI são cada vez mais raros. Eliminamos documentos com a integração com o Gov.br e tudo isso se traduz em cidadão mais satisfeito e serviço público mais rápido”, explica Amarante.
Novos serviços em abril
Até o final do mês mais cinco serviços terão sido implantados:
Secretaria de Finanças
• Impugnação de lançamento (ISSQN)
• Compensação e restituição (ISSQN)
• Atualização Cadastral de e-mail (Nota Fiscal Eletrônica)
Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano
• Certidão de perímetro urbano
• Requerimento de cadastramento de glebas