Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura vai contratar oficineiros para atividades culturais

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas abre nesta quarta-feira, 15 de março, as inscrições para o credenciamento de oficineiros, que poderão ser contratados pela Prefeitura, para ministrarem atividades culturais formativas nos diversos territórios do município. A estimativa é que pelo menos 1.000 pessoas sejam atendidas nas cerca de 40 oficinas culturais  voltadas às crianças, adolescentes, adultos e idosos, artistas, coletivos e grupos da cidade. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de maneira online, no Portal Cultura Campinas na aba editais. (https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/editais/2023-edital-credenciamento-no-0012023-propostas-oficinas-culturais).

Serão aceitas propostas de oficinas de três a seis meses de duração, que se encaixem nas áreas de artes integradas, cultura e comunicação digital, cultura hip-hop, culturas tradicionais e ou populares, desenvolvimento comunitário e territorial, resgate de conhecimentos tradicionais, gestão cultural, leitura e literatura, patrimônio e memória, transferência de tecnologias, artesanato e trabalhos manuais, artes (como circo, dança, música, teatro, audiovisual, artes visuais, fotografia, entre outras) e outras compatíveis com os objetivos do projeto. 

Podem se cadastrar pessoas físicas e jurídicas, residentes em Campinas, lembrando que os interessados devem, no ato da inscrição, indicar o local onde pretende realizar as atividades, que deverá ser na região ou comunidade onde resida ou mantenha uma relação de atividade social ou cultural com a população local. 

Inédito

O credenciamento de oficineiros está sendo implementado pela primeira vez na Secretaria de Cultura e Turismo. A proposta é valorizar o oficineiro que já tenha vínculo cultural com o território para desenvolver as atividades junto à comunidade.

“Há tempos as pessoas pedem por oficinas culturais nas comunidades, nos bairros. A gente encontrou uma forma de tornar público o processo de contratação e garantir que, todos os anos, possamos repetir as que deram certo e remanejar as que precisam adequação. Essa é mais uma ação do Plano Municipal de Cultura que a gente consegue tornar realidade”, explica a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli. 

O diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, destaca que esta é uma inovação no jeito de pensar política pública de Cultura. A proposta é o desenvolvimento territorial e local, fortalecendo os vínculos locais e valorizando o conhecimento e a cultura da própria comunidade. “A nossa ideia é garantir o reconhecimento das pessoas que já fazem cultura em cada comunidade e ao mesmo tempo dar oportunidade às novas gerações de conhecer as nossas raízes culturais”. 

As oficinas terão acompanhamento pedagógico da Coordenadoria de Cidadania Cultural da Secretaria. Será pago o valor de R$ 80 por hora-aula aos oficineiros. O investimento inicial do projeto é de R$ 370 mil. 

As atividades serão oferecidas ao longo deste ano em 17 áreas de Planejamento e Gestão do Município, previstas no Plano Diretor, devendo abranger equipamentos públicos, da Secretaria de Cultura e Turismo ou outros equipamentos ou espaços públicos disponibilizados para esse fim. O edital ficará vigente por 48 meses. 

Dúvidas podem ser enviadas por e-mail: editais.cultura@campinas.sp.gov.br ou cidadania.cultura@campinas.sp.gov.br

Sair da versão mobile