Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura vai modernizar computadores da Administração Municipal

A Prefeitura de Campinas está adquirindo 4 mil computadores. O investimento é de R$ 25,4 milhões com recursos próprios e, posteriormente, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Do total, 1.136 computadores (R$ 7,1 milhões) já foram comprados e começam a ser entregues. O anúncio foi feito pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, nesta quinta-feira, 25 de janeiro, durante evento na Sala Azul do Paço Municipal. 
 
A compra é por ata de registro de preços, uma modalidade utilizada para aquisição de produtos e ou serviços que exigem contratações frequentes. Esse sistema é adequado no caso de compra de bens para atender a mais de um órgão ou departamento, como é o caso das secretarias municipais. A validade da ata é de um ano, sem reajuste durante o período. Por ser em grande escala, essa forma de compra proporciona economia aos cofres públicos. A ata poderá ser estendida por mais um ano. 
 
O estudo técnico, especificação e seleção dos novos equipamentos ficou a cargo do Departamento de Informatização (Deinfo), da Secretaria Municipal de Chefia de Gabinete do Prefeito. A licitação foi executada pela Secretaria de Administração. 
 
De acordo com o prefeito Dário Saadi, a Administração Municipal tem feito um esforço imenso de transformação digital e digitalização dos serviços e para isso é preciso contar com equipamentos de qualidade. "Não há como melhorar os processos sem dar boas condições de trabalho. Os servidores estão colaborando muito na desburocratização e os novos computadores vão ajudar bastante na produtividade", disse. 
 
A Prefeitura tem cerca de 8,5 mil computadores, sendo cerca de 2 mil no Paço. Faz seis anos que a Administração Municipal não realiza uma grande compra de equipamentos. Cerca de 50% do parque computacional poderá ser reposto. 
 
As máquinas têm alta capacidade de processamento e memória. São 3 tipos de desktop: básico – 1.000 unidades, intermediário – 2 mil unidades e avançado – 500 unidades; e dois tipos de notebooks: intermediário – 300 unidades e avançado – 200 unidades. As empresas Dell e Microware são as fornecedoras.
 
Conforme o secretário de Finanças, Aurílio Caiado, a ata de preços marca um novo momento em que se prova que é possível o poder público fazer boas compras. "Não é necessário comprar sempre com o menor preço e com especificação pior, mas com o menor preço e a especificação de qualidade. Para uma empresa oferecer garantia de cinco anos, ela tem que ter a segurança de que não terá prejuízo, então tem que vender o produtos de qualidade", contou. 
 
Presente no evento, o vereador Jorge Schneider destacou que viu com satisfação a movimentação pela compra dos equipamentos. "Temos que servir bem, ser justos e gastar com aquilo que é necessário, como termos uma máquina para atender bem aqueles que são os contribuintes de Campinas". 
 
Da parte da Dell, o líder de Relacionamento com Instituições Governamentais, Vicente Moliterno, destacou que com a entrega dos equipamentos, a Prefeitura de Campinas reconhece a tecnologia de informação como um dos principais alicerces para a modernização da administração. "Estamos muito honrados em ser parceiros da Prefeitura nesta iniciativa. Entendemos que o aperfeiçoamento dos ambientes de TI pela gestão pública é fundamental para uma melhor experiência da população no acesso aos serviços públicos", disse. 
 
Também participaram da cerimônia que marcou a entrega dos equipamentos os secretários de Chefia de Gabinete do Prefeito, Aderval Fernandes; de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi; e de Urbanismo, Carolina Baracat. 
 
Modernização dos computadores 
 
Segundo o diretor do Deinfo, Rogério Amarante, durante apresentação dos equipamentos, a  modernização dos computadores integra o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTic). A compra foi realizada buscando qualidade e os produtos têm garantia e suporte de cinco anos on-site (na própria Prefeitura, departamento externo ou autarquia). "Caso não seja possível realizar o conserto, o fornecedor tem até oito dias para fornecer um novo equipamento. Isso é uma inovação. Os equipamentos também possuem as melhores soluções de segurança, que inclui o antivírus, e de rastreamento", completou.  
 
Todos os equipamentos possuem o brasão de Campinas que, além de ser gravado a laser na parte física do equipamento, também é exibido na tela de abertura ao ligar o computador. A gravação do logo no programa de inicialização do computador (Bios) não pode ser apagada. 
 
Todas as secretarias poderão solicitar computadores novos. As máquinas mais avançadas serão direcionadas àquelas que usam ferramentas como o software BIM – Building Information Modeling (modelagem da informação da construção), programas de edição de vídeo e inteligência artificial. 
 
Entre estas pastas estão as Secretarias de Cultura e Turismo; Urbanismo, Infraestrutura; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Administração; Finanças; Comunicação; Serviços Públicos; Gabinete do Prefeito; Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação; Habitação e Fundação José Pedro De Oliveira (FJPO – com recursos próprios).
 
Plano Diretor de TI
 
A troca de computadores integra o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (Pdtic), que fornece suporte à informatização de processos, ampliação/manutenção da infraestrutura de TI e auxílio na tomada de decisão em TI e comunicação. 
 
Uma das últimas ações do plano é a ata de registro de preços para por 2.500 equipamentos de wi-fi nas escolas e centros de saúde. Outras iniciativas executadas são a atualização do site, automação e padronização de processos, instalação do Bim e capacitação de pessoas; troca dos dispositivos de rede do paço; telessaúde. 
 
Próximos passos
 
Os próximos passos são a compra de 9 mil licenças de solução colaborativa de trabalho (em nuvem) e o plano de segurança da informação (em desenvolvimento para 2024).
 
250 Anos
 
A troca dos computadores da Prefeitura integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024 a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.
 
Sair da versão mobile