Nossa Cidade
Premiação do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social concede selos de mérito à Cohab Campinas
A Companhia de Habitação Popular (Cohab) de Campinas recebeu, nesta sexta-feira, 1º/12, premiação do 70º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social. A cerimônia foi realizada no Rio de Janeiro. A Cohab conquistou dois Selos de Mérito, nas categorias de Regularização Fundiária com o projeto CJ Chico Mendes – DIC V e na categoria Educar para Criar com o projeto Programa de Alfabetização e Qualificação na Regularização Fundiária.
“A conquista desse prêmio foi possível pela dedicação de todos os funcionários da Cohab, da nossa equipe técnica, técnicos, engenheiros, arquitetos, assistentes sociais e estagiários que desempenham esse trabalho”, contou Jonatha.
A premiação é concedida pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional dos Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano. O Selo de Mérito tem como objetivo estimular e divulgar os projetos relevantes desenvolvidos pelas entidades afiliadas à ABC no âmbito da habitação de interesse social e do enfrentamento aos problemas históricos de irregularidade e risco.
A iniciativa busca ainda alternativas inovadoras, sustentáveis social e ambientalmente que contribuam para a melhoria da qualidade do ambiente construído, respeitando a cultura e os costumes do público alvo. E sempre incentiva o aperfeiçoamento das estruturas de estados e municípios objetivando o enfrentamento do déficit habitacional nos seus aspectos qualitativos e quantitativos.
Regularização Fundiária
O principal objetivo do projeto é apresentar o “case” de sucesso do processo de regularização fundiária do Conjunto Habitacional Chico Mendes – DIC V, e toda a sua complexidade técnica-jurídica e como a aplicação da Lei 13.465/2017 ajudou a solucionar a problemática contratual do referido Cj Habitacional garantindo assim, o direito de propriedade das respectivas famílias. O Conjunto Habitacional Chico Mendes está localizado na Região Sudoeste de Campinas, inserido integralmente na área do perímetro urbano do município, na chamada Macrozona de Estruturação Urbana, de acordo com o atual Plano Diretor do Município de Campinas (Lei Complementar municipal nº 189/20180. E consta hoje com aproximadamente 1.638 lotes regularizados.
Educação, Alfabetização e Qualificação
Outro prêmio veio por meio da iniciativa e acordo de cooperação técnica com a Cohab para o desenvolvimento do Programa de Inclusão Habitacional Saudável, através da Coordenadoria Setorial de Regularização Fundiária, fundada no eixo Autonomia Econômica das Famílias, com a oferta de programas de alfabetização e cursos de qualificação profissional ministrados pelo Ceprocamp/Fumec.