Nossa Cidade
Preocupação com catadores e acumuladores é tema de oficina do Comitê de Arboviroses
O Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses, por meio do eixo de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos, promoveu nesta quinta-feira, 26 de outubro, uma oficina sobre os principais desafios que envolvem catadores e acumuladores. Realizada na Sala de Resiliência do Paço Municipal, o evento reuniu várias secretarias que discutiram como essas atividades estão relacionadas ao aumento do risco de transmissão de doenças.
A oficina contemplou pontos como o cuidado e atenção às pessoas acumuladoras e catadoras e os desafios da geração e destinação de resíduos, bem como a necessidade de integração entre as políticas públicas para maior efetividade. Outros eventos serão programados para capacitar e sensibilizar servidores que atuam com estes casos.
“A construção de fluxos de operação entre os diversos atores também foi abordada na oficina como uma estratégia para ampliação da resiliência e do bem-estar da população”, destacou a assessora técnica do departamento de vigilância e membro do comitê, Priscilla Pegoraro. A afirmação foi reforçada pelo coordenador do Comitê, Sidnei Furtado, diretor da Defesa Civil de Campinas: “a oficina foi muito importante para que houvesse um alinhamento entre todos os agentes municipais que atuam nesta área”.