Connect with us

Nossa Cidade

Prevenção sobre tromboembolismo é tema de capacitação na Rede Mário Gatti

Profissionais da saúde da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar estão participando nesta segunda-feira, 16 de outubro, de treinamento para a prevenção do tromboembolismo venoso (TEV) em pacientes internados. A capacitação segue com turmas até quarta-feira, 18 de outubro.

Médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e fisioterapeutas estão passando por atualização no protocolo de escala de riscos e as medidas de prevenção.

O tromboembolismo é a formação de coágulo dentro de uma veia profunda. Ele impede a circulação do sangue, o que pode levar à trombose venosa profunda (TVP), quando ele se forma em uma veia, geralmente na perna, coxas e próximo ao quadril. Os sintomas são dor e presença de edema.

Quando o coágulo se desprende da veia e atinge os pulmões, ocorre o tromboembolismo pulmonar (TEP) – ele bloqueia a passagem do sangue e dificulta a respiração.

O protocolo, implantado no ano passado na Rede, estabelece escalas de avaliação de risco para pacientes internados e as indicações das medidas de prevenção medicamentosa e mecânica.

Entre os fatores de risco estão restrição de mobilidade, infecção ativa, insuficiência cardíaca congestiva, doença renal crônica, diabetes mellitus descompensado, trauma recente, tabagismo, câncer ativo e TEV prévio.

São elegíveis para o tratamento, pacientes com mais de 16 anos, internados em enfermarias, UTI, pronto-socorro e no centro cirúrgico dos hospitais. Nas UPAs, o protocolo é utilizado em pacientes clínicos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com