Connect with us

Nossa Cidade

Primavera traz mudanças na fauna e flora da Mata de Santa Genebra

Assim como ocorre em toda a natureza, a chegada da Primavera muda a paisagem e o comportamento da fauna e da flora da Mata de Santa Genebra. Ela começa no próximo sábado, 23 de setembro, e um dos destaques desse período no Brasil é a rica contribuição para a floresta. Muitas plantas brotam novamente depois de terem perdido suas folhas para se preservar da estiagem, e ocorre uma explosão de flores e frutos.

Os répteis, como o lagarto teiú, que diminuem sua atividade ou hibernam no inverno, despertam e voltam a circular pela floresta. Aves que migram para regiões mais quentes durante este período mais frio e seco voltam a estar presentes, como o sovi, o bem-te-vi rajado, a tesourinha e algumas espécies de sabiá. Os animais, de modo em geral, iniciam seu período reprodutivo, já que há uma grande disponibilidade de alimento para os filhotes.

Mudança na vegetação e retorno de animais

A marca registrada com a chegada da nova estação é a mudança na vegetação e a presença de alguns animais. No final do inverno ocorre a queda de todas as folhas dos jequitibás da sede da Mata de Santa Genebra, em Barão Geraldo.

“O bugio tem esta relação com a chegada da primavera, sim. Nós não vemos os bugios circulando pela nossa sede em outras épocas do ano, hoje de manhã eles estavam vocalizando (ronco que o primate emite) aqui pertinho. Como é uma espécie mais rara de ser vista pelo público geral, inclusive é uma espécie ameaçada de extinção, então é uma época que é possível ver esses animais”, explica o biólogo.

“Na época da seca a Mata fica mais aberta e essa secura faz com que algumas árvores perdem totalmente ou parcialmente suas folhas. Tem este colorido no chão, de folhas secas, de várias tonalidades – que é este período que passou de Outono e agora final de Inverno. Na Primavera, as folhas começam a brotar, a Mata fica mais colorida porque tem mais flores, fica mais fechada e ainda mais verde (com bastante folha) e mais florida. Aumentam os acasalamentos e isso faz com que vejamos mais aves”, explica a diretora e bióloga da FJPO, Sabrina Kelly Batista Martins.

“No Outono e Inverno é mais difícil avistar os animais. Nesta época a Mata fica muito aberta, o sol entra. Na Primavera a Mata volta a ficar mais verdinha, depois vai ficar mais escura, com as árvores recuperando as copas, vai ficar verdinha clara, os tons ficam muito bonitos, bem vivos”, conta Krepsky. Segundo ele, a mudança é gradual e no finalzinho de agosto e começo de setembro que percebemos com mais intensidade.

Convite

“É um convite que fazemos para a população. Conhecer a Mata de Santa Genebra agora na Primavera, no Verão e no Inverno. Ver as belezas das diferenças da fauna e da flora nas mudanças de estação”, afirma o presidente da FJPO, Cidão Santos.

Na Mata, há diversas árvores que frutificam na Primavera, entre setembro e outubro. Entre elas, a aguaí (Chrysophyllum gonocarpu); a guanandi (Calophylum brasiliense); o pau d’alho (Integrifolia); a posoqueira (Posoqueria acutifolia); a peroba-amarela (Balfourodendron riedelianum); jerivá (Syagrus romanzoffiana) e eritrina (Erythrina speciosa).

Já entre a floração de árvores e plantas que chama a atenção na Primavera na Mata destacam-se pau viola (Citharexylum myrianthum); urtiga (Uretra baccifera); embaúba (Cecropia hololeuca); guarantã (Esenbeckia leiocarpa); cedro rosa (Cedrela fissilis); jequitibá rosa (Cariniana legalis); jatobá (Hymenaea courbaril) e copaíba (Copaifera langsdorffii).

Sair da versão mobile