Nossa Cidade
Primeira reunião oficial do “Gestão em Rede” apresenta ações e planeja novos passos
A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas reuniu, na tarde desta quinta-feira, 21 de dezembro, servidores diversas secretarias da Prefeitura. A pauta da reunião foi o Gestão em Rede, programa que visa aprimorar as ferramentas de gestão na Administração Municipal.
“Esta é a primeira reunião oficial do Gestão em Rede, mas teremos muitas outras para refletir sobre nossas práticas e planejar o nosso trabalho na gestão de pessoas”, disse a secretária Eliane Jocelaine Pereira. “Precisamos uniformizar nossas ações para conseguirmos promover motivação, condições de formação, qualificação profissional, ou seja, precisamos investir em pessoas, nos nossos servidores, que são nosso maior bem”, completou.
O diretor de Apoio à Gestão e Projetos Integrados, Fábio Custódio, apresentou as principais ações voltadas para os servidores. Entre elas o Lidera, um programa de mentoria para lideranças públicas; as políticas afirmativas; o SerSol, lançado recentemente; o Programa de Atenção à Saúde Psicossocial, voltado para a Saúde do Servidor; o Teletrabalho; a admissão de novos servidores, que já ultrapassa os 5 mil; as alterações no Plano de Cargos; o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras na Gestão; e a aplicação da Evolução Funcional, que beneficiou cerca de 7 mil servidores.
“Não se trata de um balanço das ações da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, mas sim um demonstrativo de tudo o que existe hoje para o servidor. Alguns projetos demandam agora planejamento e é o que vamos fazer a partir com o Gestão em Rede”, disse Custódio.
Gestão em Rede
O Programa de Governança Institucional e Integração de Práticas em Gestão de Pessoas – o Gestão em Rede – tem como objetivo promover:
– a integração entre os órgãos e unidades de gestão de pessoas;
– avanços no processo de implementação de nova cultura organizacional;
– mecanismos de constante aumento da motivação dos servidores; e
– otimizar e uniformizar planejamentos, procedimentos e fluxos de trabalho em gestão de pessoas.
Entre as ações previstas no projeto está a criação do IgovPessoas, um índice de gestão de pessoas que será usado para programas que melhorem a motivação dos servidores e que tenham impactos, também, na eficiência e qualidade dos serviços prestados à população.