Nossa Cidade
Primeiro dia do mutirão POP RUA JUD atende 400 pessoas em situação de rua
O Largo do Rosário ganhou uma face de solidariedade e inclusão social nesta quinta-feira, dia 15 de junho, com o 1º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua, o POP RUA JUD. A ação é uma iniciativa do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e contou com a participação de diversas instituições federais, estaduais e municipais, além de Organizações da Sociedade Civil (OSCs). No primeiro dia de atividades, o mutirão atraiu cerca de 400 pessoas em situação de rua, que puderam ter acesso a uma variedade de serviços básicos e essenciais.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, esteve presente e elogiou a iniciativa, destacando a importância de ações conjuntas para o amparo à população em situação de rua. “São pessoas que precisam de nossa ajuda e é nosso dever proporcionar meios para que elas possam sair dessa situação”, disse. Já a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, agradeceu a parceria com as OSCs e com todos os órgãos estaduais e federais envolvidos na ação.
O mutirão, que terá seu segundo e último dia nesta sexta-feira, 16 de junho, conta com a participação de diversas instituições, como o TRF3, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Caixa Econômica Federal, o Exército Brasileiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério do Trabalho, a Receita Federal e muitos outros. No nível estadual, também houve participação da Secretaria de Segurança, o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), e as Secretarias de Justiça, Desenvolvimento Social e Saúde, além da Sabesp.
A iniciativa é parte de um esforço contínuo para assistir a população em situação de rua e em extrema vulnerabilidade, em conformidade com a Resolução 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça.