Nossa Cidade
Festival Rural de Campinas reúne 20 produtores da cidade
A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, promoveu, nesta terça-feira, 6 de dezembro, o 1º Festival Campinas Rural. Participaram 20 produtores agrícolas da cidade, que expuseram seus produtos na entrada do Paço Municipal.
O evento teve como objetivo valorizar o agro e fomentar o empreendedorismo rural no município. A ação contou com a participação do Sindicato Rural de Campinas, da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), da Ceasa Campinas e da Associação dos Produtores do Bairro Pedra Branca.
Durante o Festival, foi entregue o primeiro Selo de Inspeção Municipal (Sim). Com o Selo, os responsáveis por produtos de origem animal podem comercializar suas mercadorias, de forma regular e pública, em todo o município. O documento permite, portanto, sair da clandestinidade, aumentar as vendas, gerar empregos e, principalmente, agregar valor ao produto por garantir a identidade, a qualidade e a segurança dos itens comercializados, previamente inspecionados.
“Campinas é conhecida pelo desenvolvimento tecnológico e pelo setor de serviços e comércio, mas o setor agro também é muito importante para a cidade, já que a área rural corresponde a quase metade do território do nosso município. Este Festival é uma forma de valorizar o setor e mostrar os produtos da região rural da cidade”, disse o prefeito Dário Saadi.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, um evento como o Festival abre um novo horizonte para os empresários da área rural. “O evento de hoje é uma oportunidade para os empreendedores rurais apresentarem seus produtos para Campinas”, disse. A perspectiva é dar continuidade à iniciativa, ampliando o número de participantes.
A área rural de Campinas tem cerca de 400 metros quadrados, o que corresponde a quase 50% do território do município. Cerca de 1,6% dos habitantes de Campinas residem nessas áreas.
Selo
O primeiro Selo de Inspeção Municipal foi entregue para Claudemir Ozioli, da empresa Empório Novilho Campinas. Para ele, produzir com qualidade é uma obrigação e possuir o Selo demonstra que a produção cumpre todas as normas e legislações.
“Estar certificado é abrir portas, ter perspectivas de novos horizontes. Somos o 001 merecidamente, porque trabalhamos duro por essa conquista”, disse.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea Von Zuben, explicou que o Selo beneficia o produtor e o consumidor. “Para a sociedade, é a garantia de um alimento de origem animal de melhor qualidade. Para o produtor, é a possibilidade de sair da clandestinidade e ampliar os negócios. Todos ganham com essa ação”, disse.
Depois da Empório Novilho Campinas, outros dois expositores do Festival estão em vias de conquistar o Selo de Inspeção Municipal. Além deles, outros 18 processos estão em análise.
—