Nossa Cidade
Primeiros dias do ano intensificam movimento no CPAT
Entre as clássicas promessas de Ano Novo, conseguir um emprego é uma das mais prováveis no topo na lista. Por isso, o Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT) espera um aumento no movimento de trabalhadores, principalmente na segunda e na terceira semana do ano de 2024. Desde 2021, o CPAT faz atendimentos presenciais somente por agendamento, o que evita fila e aumenta a agilidade. Por isso, o meio de avaliar o interesse das pessoas nos serviços é por meio do aproveitamento dos agendamentos, ou seja, o trabalhador efetivamente comparece ao CPAT no horário marcado.
Em janeiro de 2023, a segunda semana registrou um aproveitamento de 82% no número de agendamentos, o maior do mês. Já a terceira semana teve um aproveitamento de 74%. Por conta da cultura do brasileiro de buscar um novo emprego nos primeiros dias do novo ano, o CPAT faz algumas recomendações para que o trabalhador garanta seu atendimento sem transtornos.
Os agendamentos para atendimento presencial devem ser feitos pelo site Portal do Cidadão. O trabalhador que comparece ao CPAT sem agendamento corre o risco de não conseguir horário para o mesmo dia.
O secretário de Trabalho e Renda, Artur Orsi, também orienta que as pessoas com horário marcado que não puderem comparecer façam o cancelamento para liberar a agenda. “Pedimos aos trabalhadores que sempre façam o agendamento para não perderem a viagem e os que não puderem comparecer há a possibilidade de desmarcar pelo Portal do Cidadão. Assim não se tira a vez de outra pessoa que precisa de atendimento”, explica.
Outro serviço que facilita a vida do trabalhador é o chat que está disponível no site. Para acessar, basta clicar na aba laranja “atendimento on-line”. Pelo chat é possível se candidatar a uma vaga, fazer o cadastro no Sistema Nacional do Emprego, obter orientações sobre o Microempreendedor Individual (MEI) e tirar dúvidas. O serviço funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h20, exceto sábados, domingos e feriados.