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Procon Campinas orienta consumidores sobre cuidados com o comércio eletrônico
A facilidade de comprar pela internet atrai muitas pessoas. Basta baixar um aplicativo ou acessar um site para ter acesso a uma grande diversidade de produtos. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para não extrapolar o orçamento ou acabar sendo vítima de golpe. O Procon Campinas orienta os consumidores sobre as boas práticas no comércio eletrônico. A principal delas é exigir sempre a nota fiscal. O documento é importante para o consumidor em caso de problemas.
Antes de realizar a compra consulte se o site ou aplicativo tem nome empresarial e CNPJ (ou CPF); se há endereço físico e eletrônico e outras informações necessárias para localização e contato. “É importante para o consumidor ficar atento a esses dados porque eles são necessários para a identificação do fornecedor do serviço ou do produto e também possibilitam uma pesquisa mais detalhada sobre a empresa, inclusive se há reclamações formalizadas em órgãos de Defesa do Consumidor”, afirma a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo.
Outra dica é pesquisar preços, incluindo as despesas com frete e serviços adicionais, esse último se o consumidor desejar contratar como, por exemplo, uma garantia estendida (seguro). Salvar as telas com as propagandas e promoções veiculadas pela empresa, bem como com as datas de entrega ou realização do serviço ajuda em caso de problemas.
“A pesquisa de preço é uma ação importante e que deve ser realizada sempre pelos consumidores”, destaca a diretora do Procon.
O Órgão reforça que tudo o que for ofertado pelo fornecedor deve ser cumprido ao consumidor. Assim, se a empresa, por exemplo, informa que fará a entrega do produto em determinada data, a mercadoria deverá ser entregue no período informado.
Cartão de crédito e orçamento familiar
Segundo Yara, comprar pela internet também exige cautela com relação ao orçamento familiar, principalmente quando se trata de pagamentos com cartão de crédito. “Criar um cartão virtual no aplicativo do seu banco somente para uma compra específica é uma medida de segurança nas compras on-line. Manter cartões cadastrados em lojas virtuais, embora facilite o processo e fechamento da negociação, pode acabar levando à realização de compras por impulso”, afirma.
O Procon orienta ainda a desconfiar de preços muito abaixo do mercado e redobrar a atenção ao realizar pagamentos por PIX, boletos e transferência bancária. Realize sempre a dupla checagem nesses casos, conferindo os dados de quem receberá os valores e, na dúvida, contate o fornecedor pelos canais oficiais.
Outro cuidado importante que se deve ter é com links recebidos como mensagem de texto ou mesmo e-mails ou por redes sociais. O ideal é conferir se existe mesmo promoção acessando o site oficial da empresa.
Desistência de compra feita na internet
Vale ressaltar ainda o direito de arrependimento. Por lei, é possível desistir de compras ou contratações feitas pela internet em até sete dias. Basta buscar o fornecedor e solicitar o cancelamento da compra no prazo sem qualquer justificativa. Só que esse direito não se confunde com a possibilidade de trocar o produto (política de troca). Como o comércio não tem a obrigação de realizá-la apenas porque o consumidor não gostou do produto, embora haja estabelecimentos que permitem isso, é importante verificar se a empresa oferece a troca, quais as condições e os prazos.
O Procon Campinas possui uma infraestrutura capaz de atender 180 pessoas por dia. Os consumidores que precisarem de atendimento podem procurar uma das unidades do serviço ou ainda registrar sua reclamação ou denúncia pelo site. Também é possível ter orientação pelo telefone 151.
Conheça mais sobre a estrutura do Procon na matéria disponível em https://procon.campinas.sp.gov.br/procon-campinas-tem-capacidade-atender-3600-consumidores-mensalmente.