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Procon Campinas recebe 8.592 reclamações virtuais no 1º semestre

O Procon de Campinas recebeu 8.592 reclamações virtuais no primeiro semestre de 2021, com a liderança do segmento de comércio eletrônico, refletindo o aumento no número de compras e também de reivindicações. O segundo e terceiro lugares são ocupados pelos bancos e pelo setor de telefonia móvel. O número segue a mesma tendência de 2020, quando foram recebidos 8.919 atendimentos pela internet. Em 2019, foram 5.098 atendimentos do tipo. 

O comércio eletrônico também foi o campeão de reclamações em 2020, seguido pela telefonia móvel em segundo lugar, e provedores de internet em terceiro. Já em 2019, período pré-pandemia, o setor aparecia em terceiro lugar, sendo o primeiro da telefonia móvel e o segundo dos provedores de internet. 

Segundo a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo, a pandemia do novo coronavírus levou a uma mudança no perfil de solicitações de atendimento. “Em 2021 e 2020, os consumidores, além de comprarem mais pela internet, evitando se exporem ao sair de casa para realizar suas compras, também utilizaram o ambiente virtual para registrar suas reclamações com relação às empresas. No Procon de Campinas temos o recurso Procon Digital que é uma ferramenta essencial para que os cidadãos possam solicitar atendimento de maneira simples e rápida pela internet”.

A diretora destaca que essa mudança de comportamento do consumidor de Campinas, optando mais pelo comércio eletrônico, também exige adaptação das empresas. “Por essa razão, as empresas desse segmento devem procurar aprimorar seus canais de atendimento diante da nova realidade trazida pela pandemia, ou seja, fornecer solução rápida e efetiva no atendimento das demandas dos consumidores”, diz.

O consumidor também deve, antes de realizar  as compras, verificar se o site informa endereço físico, CNPJ, dados de contato e verificar se o site é seguro para compras.

“Uma dica valiosa é o consumidor verificar com o seu banco ou emissor de cartão se há a possibilidade de gerar um cartão virtual unicamente para aquela compra. Essa modalidade de cartão pode ser excluída após a realização da compra, minimizando, assim, o risco de fraude”, orienta Yara.

Conciliações

As audiências de conciliação voltaram a ser realizadas virtualmente em março de 2021, após suspensão em 2020 em razão da pandemia. Apenas no primeiro semestre já foram realizadas 428 sessões de conciliação neste modo, facilitando o acesso dos cidadãos que não precisam mais se deslocar até uma unidade do Procon para participar de audiências com empresas. As presenciais serão feitas apenas para os casos em que os usuários não tenham acesso à tecnologia ou em que seja imperativo ir pessoalmente.

Procon Digital

O Procon Digital pode ser acessado pelo endereço: https://procon.campinas.sp.gov.br/. Por lá é possível fazer renegociações ou reclamações de empresas. O cadastro de novos usuários é simples, basta informar os documentos pessoais, endereço e contatos. Quem precisar de atendimento presencial, pode procurar as unidades do Agiliza Campinas em Barão Geraldo, Sousas, Ouro Verde, Campo Grande e Nova Aparecida. Confira os endereços em https://procon.campinas.sp.gov.br/atendimento.

Para atendimento nas unidades do Poupatempo Campinas Shopping e no Espaço do Cidadão do Paço Municipal é necessário realizar agendamento prévio pelo site: https://cidadao.campinas.sp.gov.br. Também há um serviço de atendimento e orientação aos consumidores pelo telefone 151 (exclusivo para Campinas) ou (19) 3734-2000 – para ligações de fora da cidade.

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