Nossa Cidade
Professor do Reino Unido vem a Campinas conhecer projetos em Gestão de Pessoas
O professor Shailen Nandy, da Universidade de Cardiff, do Reino Unido, esteve em Campinas na terça-feira, 6 de agosto, para conhecer os projetos que vêm sendo desenvolvidos na Administração Municipal na gestão e desenvolvimento dos servidores, em especial os que contribuem no combate à pobreza e às desigualdades sociais. Com Nandy participaram os professores da Unicamp Luís Renato Vedovato e Ana Elisa Spaolonzi Queiroz de Assis; e Guilherme Perez Cabral pela PUC Campinas.
A secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, destacou que o mais importante do encontro é a troca de conhecimentos. Campinas, segundo ela, está construindo um processo de modernização e inovação constante no serviço público para um alcance cada vez maior da eficiência e da qualidade nos serviços prestados à população.
“Este processo passa pela melhoria da relação entre o servidor público e a população, especialmente para atingirmos uma maior eficiência e alcance das políticas sociais que atuam na redução das desigualdades e na redução a pobreza”, contou a gestora. Ainda segundo ela, os processos de formação e qualificação contribuem para que as metas da gestão sejam cumpridas.
Eliane Jocelaine apresentou as quatro diretrizes de aprimoramento que estão sendo implementadas pela Pasta, que contemplam a entrada e seleção do servidor, o desenvolvimento na carreira, as ações de qualidade de vida e o desenvolvimento humano e políticas afirmativas.
Os projetos para cada diretriz incluem as políticas de cotas para concursos públicos e a implementação de procedimentos de heteroidentificação; a revisão do plano de cargos e a retomada da progressão; o retorno das Olimpíadas e programas como o de Reinserção e Readaptação, o Psicossocial e o Elos; a criação do SerSol, do Proteja Servidora e a inclusão do nome social para pessoas transgênero; além do Lidera, o Prêmio Gente que Inova, o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras e o Vibe, voltado para Jovens Aprendizes.
“Fiquei impressionado com o comprometimento e a ambição positiva de formação e com o plano de carreira dos servidores públicos, especialmente o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras”, disse o professor Shailen.
Luís Renato Vedovato elogiou as iniciativas e se disse empolgado com o que vem sendo desenvolvido na Prefeitura. “São projetos grandiosos e inovadores e acredito que a Unicamp pode não só aprender, mas também contribuir com essas boas práticas administrativas”, destacou.