Nossa Cidade
Profissionais da limpeza urbana participam da Corrida Lixo Zero
A primeira edição da Corrida Lixo Zero será neste domingo, 17 de setembro, a partir das 8h, com saída da praça Arautos da Paz. A corrida de 6 km é destinada exclusivamente a profissionais da limpeza urbana, de Campinas e região, como coletores de lixo, varredores e outros. Cerca de 400 atletas estão inscritos. O evento, promovido pela Secretaria municipal de Esportes e Lazer, foi anunciado na tarde desta quarta-feira, 13 de setembro, pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, na Sala Azul do Paço Municipal.
O objetivo da corrida é valorizar e destacar o trabalho dos profissionais da limpeza urbana, serviço essencial para o bem-estar da população, e promover a saúde e a prática de exercícios físicos. Todos os corredores que concluírem a corrida receberão medalha de participação. Haverá troféu para os cinco primeiros colocados do feminino e cinco do masculino.
A inscrição dos participantes foi feita pelas próprias empresas de limpeza urbana, que prestam serviços às prefeituras de Campinas e de cidades da região, junto aos funcionários. Em Campinas, a limpeza urbana (coleta de lixo domiciliar e varrição) é executada pelo Consórcio Campi Ambiental.
Para o prefeito Dário Saadi, a corrida será um momento especial de valorização dos profissionais de limpeza. “São profissionais fundamentais, que trabalham correndo, literalmente. Agora terão a oportunidade de ter uma corrida só deles, com saída, chegada, tempo, medalha e troféu”, ressaltou.
O lançamento teve a participação do atleta e coletor de lixo da Campi Ambiental, Antônio Carlos da Cruz de Jesus, o Carlinhos, que deu um depoimento sobre a importância da corrida em sua vida. “Faz 23 anos que sou coletor de lixo e desde 2015 participo de corrida de ruas. A primeira foi a Corrida Integração. Na época eu era alcoólatra e usuário de drogas e Deus usou o esporte para poder me libertar”, afirmou.
Ele já estava inscrito em outra corrida e não estará nesta edição, mas conta que ficou muito feliz quando soube da competição. “Através desta primeira corrida vão aparecer novos atletas. Há muitos coletores que tem o dom do atletismo e da corrida de rua e não sabem ainda. Será uma revelação”, afirmou.
Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, a participação da Campi Ambiental e o patrocínio das empresas foi essencial para que a iniciativa se tornasse realidade. A data escolhida é simbólica porque um dia antes, dia 16 de setembro, celebra-se o Dia Mundial da Limpeza, data marcada por ações em prol de cuidados com o meio ambiente.
“Este evento começou a ser pensado ainda quando o prefeito Dário era secretário de Esportes e é uma grande satisfação poder realizar esta primeira edição”, disse Vanin. Para o próximo ano, a proposta é que a corrida aconteça em maio, mês em que se comemora o Dia do Gari (16 de maio).
Profissionais que tenham o interesse em participar, mas ainda não se inscreveram, podem procurar o departamento de recursos humanos de sua empresa.
O evento conta com patrocínio da DPaschoal e da LG Mota Imóveis.
Atividades para as crianças
A 1ª edição da Corrida Lixo Zero também terá atividades para as crianças. A empresa DPaschoal estará na Praça da Arautos da Paz, das 7h30 às 10h30, com rodadas de contação de histórias. Na kombi-biblioteca, as crianças também poderão ler e conhecer diferentes histórias. Haverá também pipoca e distribuição de brindes.
Outra atividade será voltada à sustentabilidade, com técnicos da empresa abordando temas como a importância da revisão de segurança e da troca somente quando necessário. “Daremos dicas úteis para que as pessoas só troquem seus pneus e peças somente se precisar”, afirmou a diretora de Marketing e Pessoas da DPaschoal, Márcia Bonfim.
De acordo com Márcia, é uma alegria para a empresa poder patrocinar esta primeira edição da corrida. “É uma profissão que merece todo o nosso respeito e carinho. Nosso DNA é a sustentabilidade, de fazer o certo. Estaremos lá com a contação de histórias e também abordaremos temas como a sustentabilidade, diversidade, inclusão, consumo consciente de água e vários temas”, contou.
Também participaram da cerimônia de lançamento, os vereadores Zé Carlos e Rodrigo da Farmadic; o representante do Consórcio Campi Ambiental, Eduardo Camargo; a coordenadora de Comunicação da DPaschoal, Natalia Magaldi; e o diretor da Secretaria de Esportes, Osmir Alves.