Nossa Cidade
Profissionais da rede básica de saúde fazem curso de capacitação em atendimento de situações de urgência
Médicos e enfermeiros das unidades básicas de saúde de Campinas iniciaram nesta segunda-feira, 14 de agosto, capacitação em primeiros socorros para o atendimento inicial a pacientes em situações de urgência que procuram os centros de saúde. Até o final do ano, serão ofertadas 150 vagas aos profissionais de saúde, sendo 30 por mês.
A capacitação está sendo realizada por profissionais do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar: o médico Roger Hovart e os enfermeiros José Luiz Santana de Queiroz e Roni Daniel Gomes, todos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Os 30 profissionais que iniciaram a capacitação nesta segunda-feira estão revisando conhecimentos com treinamentos em suporte básico de vida para o rápido reconhecimento e atuação em situações de emergência com risco iminente de morte, até a chegada da viatura de suporte avançado do Samu.
No módulo teórico os profissionais terão noções básicas de primeiros socorros, identificação do problema, acionamento do Sistema 192, emergências clínicas e traumáticas. No módulo prático, haverá capacitação em manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e desengasgo.