Connect with us

Nossa Cidade

Profissionais da Rede Mário Gatti fazem caminhada na Lagoa no Dia Mundial da Atividade Física

Profissionais de saúde participaram na manhã deste sábado, 6 de abril, de uma caminhada na Lagoa do Taquaral para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física. A atividade passou a integrar o Calendário Anual de Atividades da Coordenadoria de Humanização da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, e visa diminuir o sedentarismo entre os profissionais como forma de reduzir adoecimento e viver melhor.

A diretora técnica do Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Hospital Ouro Verde), Cynthia Herrera, observa que, enquanto na população em geral o sedentarismo atinge 47% da população, entre os profissionais de saúde, mais de 60% não praticam atividades físicas.

“Nesse público, o impacto do sedentarismo é ampliado para além do riso pessoal. Quando um profissional de saúde adoece, em consequência de doenças relacionadas à ausência de atividades físicas, seu afastamento compromete a saúde dos demais colegas, que ficam sobrecarregados e, consequentemente, também adoecem”, afirma.

Essa situação também afeta pacientes, que são submetidos às consequências da redução de mão de obra assistencial em decorrência dos afastamentos.

A falta de atividades físicas aumenta o risco de desenvolver várias doenças, entre elas, diabetes tipo 2 (risco 70% maior), infarto do miocárdio (60% maior), hipertensão arterial (30% maior), demência (30% maior e câncer (40% maior).

A caminhada teve apoio Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Sanasa, Ceasa, Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (Cejam) e Sociedade de Apoio Humanitário e Desenvolvimento dos Serviços de Saúde (SHDSS).

Sair da versão mobile